Marcopolo desenvolve kit de painéis de vidro para proteger motoristas e cobradores do contágio pela Covid-19

Diário do Transporte

 

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo apresentou nesta terça-feira, 05 de maio de 2020, à imprensa especializada como o Diário do Transporte um kit de painéis transparentes de vidro para proteção de motoristas e cobradores do contágio pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

 

Os testes foram realizados pela empresa Visate, operadora de Caxias do Sul, cidade que sedia as principais plantas da encarroçadora.

 

As peças vão ser vendidas para outras empresas em forma de kit. A distribuição será por meio de revendedores da marca e por filiais distribuídas em todo o País.

 

Em nota, o gerente de Engenharia da Marcopolo, João Gabriel Magnabosco, disse que os painéis fazem uma barreira física para o condutor e cobrador para reduzir o contato com as gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro, a principal forma de contaminação, segundo especialistas em saúde.

 

Os painéis envolvem a área de trabalho dos motoristas e cobradores e podem ajudar também a proteger os passageiros, já que os profissionais podem estar contaminados também, mas assintomáticos.

 

“O sistema foi idealizado para ônibus urbano com motor dianteiro, grande maioria da frota circulante no País, como o Torino, modelo mais produzido pela Marcopolo. Mas, por ser uma solução flexível e modular, poderá ser adaptado e instalado em diferentes carrocerias, inclusive de gerações anteriores. A parte do cobrador é adaptável para qualquer ônibus e a do motorista depende de um projeto específico para cada modelo”, segundo a nota.

 

O material é feito de vidro, segundo a Marcopolo, para facilitar a limpeza e higienização.

 

“Materiais como o acrílico sofrem degradação acelerada quando em contato com álcool que é um dos produtos normalmente utilizados na higienização”, salienta.

 

O material não elimina a recomendação de os motoristas e cobradores usarem máscaras, que se tornaram obrigatórias em diversos Estados, como São Paulo.

 

Área do cobrador

 

Um dos maiores desafios no combate à disseminação da Covid-19 é garantir, em todas as cidades do País, a mobilidade dos profissionais que atuam diariamente nas atividades essenciais e precisam se locomover. O transporte coletivo tem papel fundamental e o desenvolvimento de soluções para garantir proteção, saúde, segurança e tranquilidade para quem precisa utilizar os serviços é prioridade da Marcopolo.

 

O novo sistema é mais uma das tecnologias que a Marcopolo vem expondo para o mercado nas últimas semanas. No final de abril, a fabricante já havia apresentado o FIP Onboard, primeira solução de Biossegurança Onboard que promove a desinfecção em ônibus e impede a disseminação dos vírus, garantindo proteção por até três dias. – Complementa a nota. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)