Toyota apresenta SUV compacto na Europa

Jornal do Carro

 

A Toyota, enfim, revelou seu aguardado SUV compacto, o Yaris Cross. O modelo utiliza a plataforma TNGA-B, a mesma do Yaris europeu, do Corolla e do RAV4. O novo carro deveria ter sido apresentado no Salão de Genebra, em março, mas, com o cancelamento da mostra suíça, a estreia foi adiada.

 

O modelo será feito na França, na fábrica onde a Toyota produz o Yaris – que é diferente do carro feito no Brasil. Na Europa, o SUV será uma opção mais em conta e prática que o C-HR.

 

Por lá, o Yaris Cross terá motores a gasolina, como um 1.5 de 107 cv, e opção híbrida. Nesse caso, haverá um três-cilindros a combustão e outro elétrico. A potência combinada deverá ser de cerca de 115 cv. Em algumas versões, o Yaris Cross terá tração integral elétrica, sistema inaugurado no Prius 4WD.

 

O Yaris Cross é o segundo SUV compacto mostrado pela Toyota neste semestre. No início do ano, a marca mostrou o Raize, que será oferecido nos mercados asiáticos. Embora a Toyota tenha feito registros de patentes no Brasil, o modelo que será vendido aqui deverá ser exclusivo.

 

Em setembro de 2019, a Toyota confirmou investimento de R$ 1 bilhão para produzir um inédito modelo na fábrica de Sorocaba (SP), onde são feitos os compactos Etios e Yaris. O carro deverá ser o primeiro SUV compacto da marca no Brasil. O carro que será feito em Sorocaba deverá ter características próprias e motores maiores, como os utilizados no Corolla.

 

Se vier ao Brasil, o Yaris Cross chegará em um segundo momento. Trata-se da mesma estratégia utilizada pela Volkswagen com T-Cross e Nivus. O Yaris Cross seria o equivalente da Toyota ao Nivus.

 

Sedã campeão

 

O Toyota Corolla foi o automóvel mais vendido do mundo em 2019. O sedã teve 1.236.380 unidades comercializadas, de acordo o site Focus2Move. Esse número representa alta de 4,1% em relação ao total de 2018.

 

No Brasil, foram emplacadas 56.727 unidades no mesmo período, o que garantiu ao Toyota a liderança do segmento. A 12ª geração do sedã, lançada no País como linha 2020, marcou a estreia do primeiro híbrido com motor flexível do mundo.

 

Na segunda colocação do ranking global aparecem as picapes Ford Série F. Ao todo, foram vendidas 1.070.234 unidades da linha, o que representou queda de 1,1% em relação a 2018. A Série Fé o veículo mais vendido dos Estados Unidos.

 

A terceira posição é ocupada por outro carro da Toyota. O SUV RAV 4 encerrou 2019 com 931.852 vendas. O crescimento foi expressivo: 11,7%.

 

Na quarta posição está o Honda Civic, com 821.374 unidades comercializadas, o que representa pequena queda de 0,3%. Na quinta colocação aparece outro Honda, desta vez o SUV CR-V. O veículo teve um alto crescimento em relação a 2018: 12%. No total, foram 818.981 unidades comercializadas.

 

Completam a lista dos dez mais vendidos em 2019 no mundo o SUV Volkswagen Tiguan (em 6º, com 741.297 unidades), a picape Ram (7ª, com 731.895 vendas), o sedã Toyota Camry (8º, 690.729), o hatch VW Golf (9º, 687.664) e a picape Chevrolet Silverado (10ª, 644.013). (Jornal do Carro)