Montadoras de Detroit e UAW seguirão negociando reabertura de fábricas nos EUA

Portal R7/Reuters

 

O sindicato United Auto Workers (UAW) disse que discussões com as três grandes montadoras de Detroit estão em andamento, visando a reiniciar a produção nos Estados Unidos com segurança, após paralisação causada pela pandemia de coronavírus.

 

General Motors, Ford e Fiat Chrysler fecharam fábricas em março, mas pretendem retomar a produção em pelo menos algumas delas dos EUA no início de maio.

 

“Essas conversas são fluidas e contínuas para garantir que protocolos seguros sejam seguidos quando as empresas reabrirem”, disse o presidente do UAW, Rory Gamble, em comunicado.

 

As montadoras de Detroit e o UAW estão em negociações desde o início deste mês, enquanto líderes sindicais locais disseram na segunda-feira que qualquer trabalhador que se sentir doente deve ter permissão para se isolar sem perder seu salário.

 

As práticas de segurança e políticas de licenças médicas que as montadoras e o UAW concordarem criariam um modelo de conduta para concessionárias e até para outras indústrias de manufatura. (Portal R7/Reuters/Kanishka Singh)