Motor 1/CCFA/Best Selling Cars Blog
Em seu pior início de ano desde 2014, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o mercado francês emplacou apenas 134.230 veículos novos em janeiro, 13,4% a menos do que em 2019. A nova política de emissões de CO2 no continente europeu (95 g/km), que passou a vigorar a partir do 1º dia de 2020, impactou no desempenho comercial da maioria das montadoras.
Das dez mais vendidas, por exemplo, apenas a Toyota (9.716) e a Nissan (3.277) registraram números positivos. Mercedes (2.412) e Suzuki (1.431), por exemplo, perderam mais de 40% de suas vendas do ano anterior. No topo da tabela, mesmo em baixa (-1,4%), a Peugeot (29.246) se aproximou dos 22% de participação de mercado.
A marca do leão, aliás, foi o grande destaque no ranking de modelos. Com 9.463 unidades, o novo 208 – que deve ser lançado no Brasil ainda no 1º semestre – foi o líder com sobras. Mais do que isso: com 7% de participação no total das vendas, este foi o maior market share já registrado pelo hatch desde seu lançamento no país.
Perdendo quase 50% das vendas de dezembro, o novo Renault Clio (5.524) por muito pouco não perdeu a vice-liderança para o Renault Zoe (5.331), que alcançou seu recorde de vendas e sua melhor posição desde o lançamento. Em 6º, o Toyota Yaris (3.982) atingiu a melhor colocação de um representante japonês por lá.
Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o novo Peugeot 2008 (3.856) assegurou sua primeira participação no top 10 – o novo Renault Captur, com 3.055 unidades, ficou a menos de 200 unidades do pelotão de cima. O destaque negativo foi o Duster: com 1.810 unidades, o representante da Dacia perdeu mais de 50% das vendas nos últimos 12 meses e foi apenas o 18º. (Motor 1/Thiago Parísio/CCFA/Best Selling Cars Blog)