Os novos contornos do disputado segmento de SUVs

AutoIndústria

 

O disputado mercado de SUVs ganha três novidades em menos de três meses neste primeiro semestre do ano. Nesta semana a General Motors divulgou imagens do novo Tracker, com lançamento programado para os dias 18 e 19 de março. Um pouco antes a Renault mostra o novo Duster e no terceiro trimestre a Volkswagen apresentará um modelo totalmente novo, o Nivus, que vem para concorrer no segmento de SUVs compactos.

 

A procura por esse tipo de produto não para de crescer no País e já responde por mais de 1/4 das vendas totais de automóveis. Em janeiro do ano passado, por exemplo, os SUVs detinham fatia de 24,3%, índice que subiu 1,5 ponto porcentual, para 25,8%, no primeiro mês de 2020.

 

Tanto Duster como Chevrolet Tracker há tempo não sofriam mudanças significativas em design e tecnologia como as prometidas agora. Com as novas gerações, a segunda no caso do SUV da Renault, a expectativa das duas marcas é de ampliação das vendas, o que deve movimentar ainda mais o concorrido segmento.

 

Sem contar que no caso da Volkswagen, é um modelo totalmente novo, que pode atrair clientes de outras faixas do mercado. A fabricante ainda não divulgou a data de lançamento do SUV compacto, mas durante apresentação do Virtus GTS esta semana em São Carlos, SP, o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, falou em 60 dias, ou seja, o lançamento poderia ser em abril.

 

O novo Tracker chega às concessionárias Chevrolet até o fim de março “repleto de inovações tecnológicas relacionadas a segurança, conectividade e eficiência energética”, conforme material divulgado pela GM ao revelar a primeira imagem com detalhes do seu design externo.

 

A montadora, inclusive, criou uma página no seu site especialmente para a divulgação do produto, a www.chevrolet.com.br/lancamentos/SUV, na qual os interessados em mais detalhes sobre o próximo lançamento da Chevrolet podem se inscrever.

 

“As primeiras imagens da página antecipam detalhes do sistema de iluminação do veículo. Na dianteira, os faróis contarão com uma tecnologia inovadora, enquanto, na traseira, as lanternas são de LED com efeito tridimensional”, conta Hermann Mahnke, diretor de marketing da General Motors América do Sul.

 

As fotos mostram ainda nuances do design atlético e do porte do veículo, caracterizado pela carroceria esculpida com linhas esportivas e por acabamentos que remetem à sofisticação. A nova Trucker é o primeiro dos sete lançamentos que a fabricante está prometendo para este ano. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)