Volvo prepara lançamento de caminhões pesados elétricos nos EUA

AutoIndústria

 

A Volvo Trucks levou para os Estados Unidos sua solução elétrica para caminhões da Classe 8, como são classificados os pesados naquele mercado. Em evento promovido em concessionária da marca em Fontana, na Califórnia, a fabricante apresentou um VNR, modelo exclusivo para a América do Norte, integrado com tecnologia de eletromobilidade.

 

Inicialmente, algumas unidades passarão a integrar as operações da Dependable Supply Chain Services e da NFI, duas grandes transportadoras da Califórnia. Os caminhões atuarão em serviços regionais, de curtas distâncias, e no transporte de contêineres, aplicações nas quais, acredita a empresa, a solução elétrica encontra maior potencial para acelerar seu uso.

 

A Volvo estima que a oferta comercial dos veículos para os mercados da América do Norte deverá começar até o fim deste ano.

 

Programa de financiamento

 

A demonstração do VNR elétrico é resultado do projeto Soluções Verdes de Baixo Impacto para Transportes Pesados da Volvo (Low Impact Green Heavy Transport Solutions – Lights, na sigla em inglês).

 

O trabalho reúne 15 parceiros públicos e privados que busca viabilizar transporte de cargas 100% elétrico em áreas urbanas e com alta densidade de trânsito nos Estados Unidos. Somente o Grupo Volvo aportou US$ 36,7 milhões no programa, de um total de US$ 90 milhões. O Departamento Regional de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul, agência ambiental local, é quem administra os recursos e supervisiona a iniciativa.

 

“O projeto Volvo Lights demonstra que, para todo o empreendimento funcionar, é necessário mais do que somente o caminhão. É preciso um ecossistema completo para emissões zero em transportes pesados”, diz em nota Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Só é possível realizar isso tendo uma meta comum e a colaboração totalmente integrada entre todas as partes interessadas.

 

Recentemente, a Volvo iniciou as vendas de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa. Também há pouco tempo apresentou caminhões-conceito elétricos pesados para operações na construção civil e na distribuição regional. (AutoIndústria)