AutoIndústria
O primeiro salão de automóveis de 2020 com maior representatividade mundial será realizado de 5 a 15 de março em Genebra, Suíça. Considerada um território neutro para muitos fabricantes, a mostra historicamente guarda novidades de toda ordem. Nesta edição, porém, deve apenas reforçar a avalanche de veículos elétricos e híbridos que dominaram os salões de outros países no ano passado.
Um bom termômetro dessa tendência é a disposição do Grupo Renault. As marcas da empresa destacarão versões elétricas e híbridas de produtos atuais, lançamentos e carros-conceito.
Só o espaço dedicado exclusivamente aos carros da Renault concentrará 8 veículos com essas tecnologias, incluindo a nova geração do Twingo Z.E, lançamento mundial.
Ao lado dele, opções híbridas do Clio, Captur e Mégane Estate, outro lançamento na mostra, além da nova linha do utilitário elétrico Kangoo Z.E.
A marca apresentará também o carro-conceito elétrico Morphoz, que, afirma a própria Renault, “anuncia uma nova família de modelos elétricos que chegarão nos próximos anos”.
Genebra será palco ainda da estreia da segunda geração do Fiat 500 elétrico, subcompacto com importação já confirmada pela FCA para o Brasil para o fim deste ano.
Outro produto que deve merecer a atenção dos brasileiros é um SUV compacto da Toyota, lançamento mundial. O veículo, por enquanto conhecido como SUV B, adotará a mesma plataforma do Yaris, terá motor híbrido e opção de tração nas quatro rodas.
Se não for rigorosamente o mesmo utilitário esportivo que a Toyota está desenvolvendo para produção no Brasil a partir de 2021, terá bom indicativos do que o modelo nacional poderá ser. Uma versão híbrida do Rav 4 também será exibida pela primeira vez na Europa.
Novo Kia Sorento
A Kia já não faz mais mistério sobre qual será o maior chamariz de seu estande. Divulgou esta semana as primeiras imagens do novo Sorento, outro SUV que já tem seu passaporte carimbado para chegar ao Brasil importado.
O utilitário esportivo, considerado médio, mudou totalmente, mas o desenho, com predominância de linhas retas, pode não agradar num primeiro momento.
Já sua co-irmã coreana Hyundai vai exibir a nova geração do compacto i20, segmento coberto no Brasil pelo HB20, recém-atualizado com uma segunda geração. O novo carro exibido na Europa, porém, tem traços bem mais esportivos do que o compacto produzido em Piracicaba (SP), claramente de estilo conservador. (AutoIndústria)