Ram 2500 atualizada começa a desembarcar no País

AutoIndústria

 

A rede de concessionária da Ram, marca de utilitários do grupo FCA, já tem disponível a nova Ram 2500. A picape foi reformulada com adição de recursos tecnológicos, visual atualizado e mais potência no motor. Chega em versão única, Laramie, por R$ 289,9 mil.

 

O modelo, com dimensões e exigências de caminhão (tem 6,06 metros de comprimento e 2,12 m de largura, além da necessidade de o motorista ser habilitado com CNH de classe C, no mínimo), recebeu avanços que o tornaram mais seguro e confortável. Casos do conjunto de câmeras 360° disposto ao redor do veículo, do sistema de alerta de tráfego cruzado atrás da picape e do monitoramento de pontos cegos.

 

O sistema multimídia é inédito no Brasil dentre a oferta de veículos do grupo FCA. Trata-se da quarta geração do Uconnect, o que inclui tela de 12 polegadas, com capacidade de dividir imagem, o que possibilita realizar operações diferentes, por exemplo acesso ao controle do ar-condicionado e ao navegador ao mesmo tempo.

 

Espaço e conveniências de sobra

 

Devido às dimensões, o modelo oferece espaço e conforto de sobra para cinco pessoas. No acabamento predomina o couro. Traz conveniências como a existência de cinco tomadas USB, duas delas de carregamento rápido, os bancos dianteiros possuem regulagens elétricas e, para o motorista, ajuste elétrico nos pedais do acelerador e freio. Atrás, segue o conforto e a praticidade com mais quatro portas USB, saídas do ar-condicionado e duas gavetas removíveis sob o assoalho, bem como porta-objetos debaixo dos assentos.

No conjunto mecânico a novidade foi o retrabalho da engenharia no motor turbo diesel da Cummins de 6,7 litros. O bloco passou a ser produzido com ferro fundido vermicular e diversos componentes foram revistos, como cabeçote, válvulas, bronzinas, pistões e coletor de escape. O resultado tornou o motor 28 quilos mais leve e adicionou 35 cv. A Ram 2500 passou a entregar 365 cv e 110,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas, com a alavanca na coluna de direção.

 

A Ram 2500 atende nichos, pouco se vê nos centros urbanos, mas encontra demanda em regiões que concentram atividades do agronegócio. Única no mercado, devido ao seu tamanho, no ano passado, de acordo com os dados da Fenabrave, o modelo vendeu 652 unidades. (AutoIndústria)