Fiat Toro cresce mais de 30%

Motor 1

 

Compacta Strada não diminui ritmo mesmo com nova geração próxima do lançamento. Montana não vendia tão pouco desde 2003.

 

Contrapondo a retração geral do mercado brasileiro em janeiro, as vendas de picapes superaram as 25,6 mil unidades e começaram 2020 com uma alta global de 10,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. As líderes de cada segmento tiveram forte impacto neste resultado positivo.

 

No ano em que finalmente mudará para a nova geração, a Fiat Strada encerrou janeiro com 5.419 emplacamentos (+13,1%), quase 2,2 mil unidades a mais do que a rival VW Saveiro (3.255). Para a veterana Montana, no entanto, más notícias: as 264 unidades representaram o pior resultado para a Chevrolet desde setembro de 2003 (75), quando suas primeiras unidades começaram a ser registradas.

 

Entre os modelos maiores, a Toro conquistou a preferência de 5.300 consumidores, 31,5% acima de 2019, e se aproximou de 1/3 de participação de mercado. É a primeira vez que a Fiat começa um ano acima dos 5 mil emplacamentos. Terceira em dezembro, a Toyota Hilux (3.311) subiu para a vice-liderança com boa margem sobre a rival mais próxima.

 

A distância sobre a Chevrolet S10 (2.403), no entanto, foi menor do que há um ano. Mesmo sendo a única do top 5 a perder espaço em relação a 2019 (-5,6%), a VW Amarok (1.351) encurtou para menos de 300 unidades nas últimas semanas a sua desvantagem em relação à Ford Ranger (1.637). Após um período de baixa, a Renault Duster Oroch (1.093) se estabilizou – este foi o 5º mês em sequência acima dos mil emplacamentos.

 

Ainda bem longe dos números das líderes, a Nissan Frontier (673) ao menos superou o resultado da Mitsubishi L200 (622), esta última sem vender tão pouco desde fevereiro de 2016 (612). Destaque para a Ram 2500 (285), pelo 2º mês seguido próxima dos 300 emplacamentos. (Motor 1/Thiago Parísio)