Conversão de energia solar em elétrica dobra em um ano, em São Paulo

O Bom da Notícia/IG Economia

 

A potência de geração de energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade dobrou em 2019, se comparado ao ano anterior, no estado de São Paulo. Em 2018, existiam 12 unidades com capacidade de gerar 151MW, enquanto no ano seguinte, a marca atingida foi de 301MW em 21 unidades geradoras.  Esse é o ponto de destaque no balanço anual, apontando um consumo maior de energia no estado e, ao mesmo tempo, um avanço de energias limpas.

 

O levantamento, realizado pela equipe técnica da Coordenadoria de Energias Elétrica e Renováveis (CEER) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente , apontou ainda que houve aumento de 5% na produção de gás natural, o que representa um aumento de 7,8% da utilização do insumo na termogeração, além de elevação de 10,8% na produção de etanol anidro.

 

De acordo com os dados energéticos do estado no ano, divulgados pelo governo do estado, o setor elétrico apresentou crescimento de 1% em relação a 2018, tanto na oferta quanto na demanda. O setor que apresentou maior crescimento foi o comercial, com um aumento de 3,8%, seguido pelo setor residencial, que revelou aumento de 2,7%. Os demais setores (rural, iluminação pública e serviços públicos) somaram, juntos, crescimento de 3,1%; o único que apresentou decréscimo foi o industrial, com queda de 2,7%.

 

O setor sucroalcooleiro, responsável pela produção de açúcar, álcool e de outros derivados da cana, expandiu a oferta de etanol anidro em 10,8% em relação ao ano anterior. A produção chegou a 5,7 bilhões de litros. A produção de etanol hidratado apresentou uma retração de -2%, com 10,5 bilhões de litros produzidos.

 

No que diz respeito ao consumo de derivados de petróleo, os combustíveis que apresentaram crescimento foram o óleo diesel (3,2%) e o querosene de aviação (1,7%). Os demais, como óleo combustível (-22,1%), gasolina (-5,7%) e GLP (-1,1%) decresceram. No consumo de gás natural, houve crescimento de 1,1%, com as seguintes performances por setor: termogeração (+7,8%), cogeração (+3,4%), comercial (+2,4%), residencial (+0,3%), industrial (0,0%) e automotivo (-2,4%).

 

No ano de 2019, a população paulista consumiu 11,6 bilhões de litros de etanol, enquanto a gasolina automotiva registrou 7,9 bilhões. Segundo Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, as energias obtidas a partir do sol, do biogás de aterros, de resíduos de madeira e de lixívia ajudaram substancialmente a tornar a matriz energética de São Paulo mais renovável.

 

A expectativa é que a gradual expansão das energias renováveis possa substituir cada vez mais as de origens fósseis e, dessa forma, continue resultando no crescimento do parque energético. (O Bom da Notícia/IG Economia)