AutoIndústria
A exemplo da parceria com a Caoa no Brasil, a chinesa Chery está por trás de uma nova operação automotiva na América do Norte. Por meio de uma cooperação técnica, a Hale and Associates Automotive Holdings (HAAH) representará a fabricante na oferta de SUVs da Exeed, marca de luxo da companhia chinesa, com o nome Vantas.
No acordo a HAAH, com sede em Irvine, na Califórnia, ficará a cargo da distribuição, vendas e atendimento de pós-vendas da nova marca. Ainda são poucas as informações, mas Duke Hale, presidente e CEO da importadora, adiantou que todos os veículos da Vantas vendidos nos Estados Unidos e Canadá serão montados em fábricas americanas.
A empresa promete anunciar uma rede de mais de 300 revendedores na convenção anual da NADA, a associação que reúne os distribuidores de veículos nos Estados Unidos, de 14 a 17 de fevereiro, Las Vegas.
Segundo material da HAAH, os Vantas começarão a ser oferecidos baseado nos TX da Exeed, marca de luxo da Chery apresentada no Salão de Frankfurt de 2017, como uma proposta para o mercado europeu. A plataforma, denominada M3X, permite acomodar conjuntos híbridos, híbridos plug-in e elétricos. Na China é oferecido como motor 1.6 TGDI de 197 cv associado um câmbio automatizado com dupla embreagem de sete velocidades.
Essa é a segunda tentativa da Chery de atuar nos Estados Unidos. Em 2004, o empresário americano Malcolm Bricklin iniciou uma operação de importação sem sucesso. Cabe agora à HAAH, também representante nos Estados Unidos da Zyote, outra montadora chinesa parceira da Ford na China em uma joint venture, escrever outra história.
O CEO da empresa, Duke Hale, é um veterano da indústria automotiva. Esteve à frente as vendas da Volvo e da Mazda nos Estados Unidos, além de comandar operações da Isuzu e Lotus. Antes de fundar a HAAH, foi vice-presidente de serviços da Jaguar Land Rover. Vale lembrar que a Chery tem joint venture em um fábrica na China com a marca de origem inglesa. (AutoIndústria)