Audi sai na frente no mercado nacional premium com lançamento do Q3

Portal Exame

 

Virou praxe entre as montadoras, principalmente as do mercado premium, apresentar seus lançamentos em test drives para grupos seletos de jornalistas ou influenciadores. É o que fará nesta semana a Audi.

 

O Q3, o “SUV mais moderno do mundo”, segundo a montadora alemã, está sendo lançado oficialmente em uma viagem de dois dias que termina nesta terça-feira em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

 

O novo Q3 tem o visual de seu primo mais robusto (e mais caro), o Q8. Vem com motor 1.4 TFSI de 150 cavalos e câmbio S-tronic de seis marchas, que podem ser trocadas pelas borboletas junto ao volante, para trocas manuais, para diversão do condutor que quer brincar de piloto.

 

Entre as novas tecnologias está o chamado programa Pre Sense, que detecta a presença de pedestres à frente, emite sinais sonoros e visuais de alerta e até aciona uma frenagem de emergência. O quadro de instrumentos digital, com uma central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque, promete surpreender.

 

Por que este é um lançamento importante para a Audi? Em primeiro lugar, é o primeiro lance na acirrada disputa pelo mercado nacional premium de carros. As primeiras posições desse segmento são disputadas por três montadoras alemãs: Mercedes-Benz, BMW e Audi.

 

Globalmente, Mercedes ficou na frente nessa competição em 2019, com 2,34 milhões de carros vendidos. Em segundo lugar veio a BMW, com 2,17 milhões. Logo atrás está a Audi, com 1,85 milhões de unidades. O crescimento da líder foi o menor entre as três – a Mercedes vendeu 1,3% a mais do que no ano anterior. BMW registrou um aumento de 2%, enquanto Audi cresceu 1,8%.

 

No Brasil, quem lidera, por um placar bem apertado, é a BMW, que no ano passado emplacou 13.142 veículos. Logo na sequência veio a Mercedes, com 12.206. E bem atrás está a Audi, com 8.707 – e isso que a marca das quatro argolas tem praticado uma política de preços mais agressiva que seus concorrentes.

 

O Q3 pode ajudar a Audi a ficar mais bem colocada nesse ranking em 2020. O modelo foi lançado em 2011 e logo se tornou um sucesso de público. Em 2016, passou a ser montado na planta do grupo Volkswagen de São José dos Pinhais, no Paraná. Mas a atualização de Q3 no exterior e o lançamento de concorrentes fizeram as vendas caírem, e a produção no Brasil acabou sendo interrompida.

 

Agora, a versão atualizada do Q3 chega importada da Hungria. Nos corredores da Audi, é dado como certo que, se o novo Q3 cair nos gostos do público, o carro voltará a ser montado aqui. Como acontece com o A3, o veículo mais vendido da marca por aqui. Neste primeiro momento, os preços do novo Q3 deverão ficar entre 180 000 reais e 210 000 reais, dependendo da versão.

 

Ter uma planta no Brasil acaba sendo uma vantagem competitiva para as montadoras de luxo devido à flutuação cambial. Audi, BMW, Mercedes e Land Rover contam com fábricas aqui. (Portal Exame)