Scania desmente lançamentos de modelos de ônibus como divulgado em redes sociais

Diário do Transporte

 

A Scania desmentiu oficialmente as informações veiculadas em redes sociais, blogs e aplicativos de mensagens que diziam que a montadora lançaria neste ano uma nova linha de modelos de chassis de ônibus.

 

De acordo com o diretor de vendas de veículos da Scania Brasil, Silvio Munhoz, em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte (forma dos créditos), as postagens não foram feitas por imprensa profissional e não correspondem à realidade.

 

“Esta notícia (das redes sociais) não tem nada a ver com a realidade, nós não comunicamos isso para ninguém. Eu interpreto isso como uma informação gerada para outros fins do que comunicar a realidade. A Scania, obviamente como todas as outras montadoras, têm planos de novos produtos, mas isso que foi comunicado não tem nada a ver com a realidade” – disse na entrevista por telefone na tarde desta terça-feira, 28 de janeiro de 2020.

 

Munhoz acredita que as novas linhas de modelos de ônibus devem ser apresentadas pelas montadoras quando houver a mudança dos padrões de restrição às emissões com base na norma Euro 5 (atualmente em vigor no Brasil) para a norma Euro 6.

 

“Nós vamos ter umas introduções provavelmente com a chegada da Euro 6. Todas as montadoras vão passar pelo mesmo processo. Nós temos que aplicar novos motores que requerem novas instalações nos chassis e a gente aproveita para fazer as melhorias, mas isso fora completamente do que foi comunicado (nas redes sociais) e as informações que foram dadas não têm nada a ver com a realidade” – explicou.

 

Como mostrou o Diário do Transporte, o Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, por meio da resolução 490, publicada oficialmente em 21 de novembro de 2018, determinou a entrada em vigor do padrão Euro 6 para veículos a diesel no dia 1º de janeiro de 2023. Os novos modelos devem ser homologados de acordo com a norma já a partir de 1º de janeiro de 2022.

 

Assim, não somente o suposto lançamento de modelos, mas também as nomenclaturas que surgiram em páginas de Facebook, em Instagram e em WhatsApp são notícias falsas, de acordo com Silvio Munhoz.

 

O diretor de vendas da Scania ainda disse que o mercado de transportes, frotistas, profissionais do setor e entusiastas devem procurar informações em sites e revistas elaborados por jornalistas profissionais.

 

“Se não sair pelos meios tradicionais de comunicação, como Diário do Transporte ou outros meios, tem grande chance de não ser verdade como é o caso específico do que comentamos. As informações são reservadas para os meios oficiais que a gente considera, dá valor e que têm credibilidade. Outros meios a gente tem que duvidar da informação e tentar consultar a fonte para ver se corresponde efetivamente à realidade.” – finalizou. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)