Volkswagen Caminhões e Ônibus forma jovens administradores

Diário do Transporte

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, no Rio de Janeiro, informou que está formando 13 novos estudantes de Administração. Neste mês, os alunos iniciaram a trajetória profissional na fábrica.

 

A metodologia utilizada é nova, segundo a fabricante, e alia teoria à prática com estágio garantido e remuneração desde o início do curso.

 

Os estudantes são alunos do programa Dual Study, uma metodologia de ensino pioneira no Brasil lançada pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), com o apoio da VWCO, Maxion e outras empresas da região sul-fluminense.

 

“O programa pretende desenvolver a teoria e prática desde o começo da graduação, assim o estudante adquire e aprimora os conhecimentos em tempo integral”, explicou a VWCO, em nota.

 

Como parceira do programa, a Volkswagen Caminhões e Ônibus selecionou 13 alunos do curso para desenvolverem a prática em sua fábrica em Resende como estagiários nos dois primeiros anos de estudo e, depois, como profissionais contratados.

 

“Abraçamos essa iniciativa e agora damos as boas-vindas a esses futuros profissionais em nossa fábrica, pois acreditamos em seu potencial e em como a vivência em nossa empresa pode contribuir para sua formação. É uma parceria em que todos se beneficiam: o aluno com a experiência, a universidade pelo diferencial de oferecer essa oportunidade, e nós por recebermos esses jovens talentos para somar forças com nosso time”, disse, em nota, Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO além de presidente da AHK Rio.

 

O projeto chegou pela primeira vez ao Brasil pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), por meio da rede Duale Hochschule Latinoamérica (DHLA).

 

É um método criado na Alemanha em que o aprendizado de nível superior é dividido entre aulas na faculdade e vivência prática empresarial desde o início do curso, com remuneração.

 

No Brasil, a primeira faculdade a adotar o sistema foi a AEDB, que conta com a parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

“O primeiro curso oferecido pelo sistema dual é o de Administração. E empresas parceiras como a VWCO já dão estágio aos alunos a partir do primeiro ano. Além da parte prática garantida, os estudantes ainda contam com o benefício de não pagar pelo curso e receber remuneração até a formação.”

 

Segundo um levantamento feito pela rede DHLA, 87% dos formados por este modelo de ensino saem empregados.

 

Além disso, depois da graduação 80% dos estudantes são contratados pela organização que os treinou, sendo metade em posição de liderança.

 

Estrutura

 

No fim do mês de dezembro, os alunos passaram por dinâmicas organizadas por Recursos Humanos e foram apresentados aos executivos das áreas que os receberão a partir de janeiro, segundo a VWCO.

 

“Ao longo do programa, estão previstas quatro rotações, em duas diretorias, com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes sobre o negócio. Durante o período letivo, os alunos passam três dias por semana na fábrica e três dias na faculdade”. (Diário do Transporte/Jessica Marques)