iCarros
Desde 2010 como marca de carros mais vendida do mundo, a Toyota repetiu pela nona vez o resultado. Apesar do mercado automotivo ter diminuído em 2019 globalmente, a Toyota teve crescimento nas vendas e bateu seu recorde de participação com 10,24% do total.
Com 8.683.049 carros vendidos no mundo, sendo que desse total 1.236.380 foram apenas de Corolla, a Toyota está em uma confortável liderança com crescimento de 1,8% nas vendas em relação a 2018.
Ironicamente, a Volkswagen, segunda colocada no ranking geral de acordo com a Focus2Move, teve redução de 1,8% nas suas vendas entre 2018 e 2019. Foram 6.436.548 carros vendidos no ano passado com participação de 16,7% do montante representado pela linha de picapes Série F (F-150, F-250, F-350…).
Poder oriental
Das dez marcas mais vendidas no mundo em 2019, cinco tem origem asiática. O Japão é representado por Toyota (1º), Honda (4º) e Nissan (5º). Já a Coreia do Sul tem as marcas irmãs Hyundai e Kia em 6º e 8º lugar, respectivamente.
Entre elas, apenas Toyota e Kia tiveram crescimento nas vendas em 2019 quando comparado ao ano anterior. No caso da Kia, o crescimento foi pouco expressivo, com apenas 0,3% de aumento.
Já entre as marcas orientais que perderam espaço, a Nissan foi a com maior redução, retraindo em 7,7% suas vendas. Resultado suficiente para fazer com que a Honda a ultrapassasse, mesmo em queda de 0,6%.
This is america
No ranking geral, no entanto, foi uma marca norte-americana a com maior retração de mercado. Diminuindo suas vendas em 7,8% em relação a 2018, a Ford ainda conseguiu manter a terceira colocação no ranking, mas já vê a Honda no retrovisor. O fim da venda de diversos modelos de passeio da Ford contribuiu para o resultado.
A Chevrolet também perdeu espaço com retração de 6,8% nas suas vendas. Ainda está confortável na sétima colocação, pois a marca seguinte, a Kia, está a mais de um milhão de carros atrás da marca mais vendida do Brasil em 2019. Aliás, nosso país foi responsável por 2,6% das vendas globais da Chevrolet no ano passado.
Luxo em ascenção
Enquanto marcas generalistas perderam mercado em 2019, as fabricantes de luxo se deram bem. Mercedes-Benz e BMW tiveram crescimento acima de 3,5%, garantindo seus lugares no ranking de marcas mais vendidas no ano. A Mercedes foi a mais vendida no segmento de luxo, seguida pela BMW que voltou ao ranking na 10ª posição depois de passar 2018 em 11º lugar. (iCarros/João Brigato)