Motor 1
O Fiat 500 está passando por uma mudança de estratégia. O subcompacto deixou de ser produzido no México e agora terá um foco maior nos modelos eletrificados. Na Europa, ele já ganhou sua primeira versão híbrida-leve e agora a Fiat-Chrysler trabalha em uma nova versão do 500e, variante elétrica do hatch, que é esperada para este ano e que foi avistada pela primeira vez com sua carroceria final.
Obviamente, este ainda é um protótipo inicial do carro, ainda com alguns painéis falsos para enganar sobre seu formato final. Ainda assim, ele parece ter uma forma e tamanho bem próxima do modelo anterior. A camuflagem pesada também cobre as lanternas e os faróis, que aparentam ser as versões finais, ao invés de usar peças do modelo anterior. Se você olhar bem perto da frente do carro, pode notar que tem quatro lâmpadas redondas, duas maiores e duas menores, imitando o estilo usado pelo 500 atual.
Não deixe a semelhança visual entre a nova geração e o veículo que está nas lojas na Europa te enganar. Por baixo da carroceria, a nova geração do 500 será um carro completamente novo, usando uma nova arquitetura, mais preparada para usar uma motorização elétrica. Ela será a primeira a ser apresentada, seguida pelas variantes com motor a combustão – o híbrido-leve vendido na Europa ainda é da geração anterior.
Com produção marcada para começar no 2º semestre deste ano em Mirafiori (Itália), o novo 500e chegará às lojas até o final do ano. Sua apresentação deve acontecer em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). Rumores dizem que terá uma versão alongada, baseada no 500 Giardineira.
Há grandes chances de que o Fiat 500e seja oferecendo pela fabricante no Brasil. Durante a Consumer Electronics Show (CES) deste ano, executivos ligados à marca revelaram que a Fiat-Chrysler tem uma estratégia agressiva de eletrificação na América Latina e ela começa neste ano. Além da chegada das versões híbridas plug-in de Jeep Compass e Renegade, a empresa ainda promete uma novidade para a Fiat ainda neste ano. (Motor 1/Nicolas Tavares)