Vans eT3BYD 100% elétrica é adaptada para táxis e receber encomenda de 200 unidades na Indonésia

O Brasil Sobre Rodas

 

A empresa operadora líder de táxi na Indonésia, a Blue Bird Tbk, que opera mais de 30.000 veículos, encomendou à BYD 200 vans eT3, que serão adaptadas para 7 passageiros e serão utilizadas como táxis na cidade de Jacarta e Bali, ambas na Indonésia. Na Índia, a empresa ETO Motors se associou à BYD e fez um pedido de 50 vans do mesmo modelo e tem planos de adquirir mais 4 mil até o final de 2020. No segundo semestre de 2019, a BYD Brasil anunciou um sistema novo de locação voltado para as vans eT3 em uma parceria inédita com a empresa KWfleet. A iniciativa introduziu no mercado brasileiro 150 vans para diversas empresas, em distintas operações de entregas urbanas.

 

A PT Blue Bird Tbk já opera em Jacarta, na Indonésia, com 25 táxis do modelo BYD e6, que já percorreram mais de 2 milhões de quilômetros. As vans encomendadas serão operadas como táxis e espera-se que sua implantação economize mais de 3,5 milhões de litros de combustível por ano, o que poderia ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono da Indonésia em 8.290 toneladas.

 

Na índia, a iniciativa da ETO Motors de encomendar 50 vans e introduzir mais 4 mil veículos apenas em 2020 está alinhada com o propósito da empresa de impulsionar a mobilidade limpa no País, do primeiro ao último quilômetro rodado. O CEO da empresa, Biju Mathews, declarou que a compra dos veículos elétricos de carga ajudará a empresa a atender às necessidades logísticas da cadeia de suprimentos sustentável dos varejistas.

 

O sistema de locação brasileiro modelado em parceria entre a BYD e a empresa KWfleet é baseado na locação de frotas e engloba todas as etapas e custos da operação, tais como:  geração da energia, abastecimento, capacitação do motorista, manutenção e otimização das frotas. Todo este pacote faz com que a locação das frotas elétricas fique 20% mais produtiva que a de um veículo a combustão. Alguns fatores contribuem para este índice ousado, como a previsibilidade dos custos (não estando submetida a variação do preço do combustível); a isenção do sistema de rodízio (SP); a baixíssima demanda por manutenção e, acima de tudo, o custo de abastecimento equivalente a apenas 18% de um similar a diesel.

 

No Brasil já estão disponíveis dentro deste sistema de locação 150 vans BYD eT3 e-delivery de entregas urbanas. A energia para o abastecimento dos carros virá, já a partir deste ano, de uma fazenda de geração de energia fotovoltaica da GD Solar, que possui uma JV (Joint Venture) com a KWfleet.  Com isso, para a KWfleet, o custo com o abastecimento de sua frota equivale a apenas 18% do gasto que teria com um similar a diesel. A economia com o gasto no abastecimento dos elétricos vem chamando a atenção do mercado: equivale, em média, a ¼ do valor gasto com um veículo a combustão. (O Brasil Sobre Roda)