Rota 45, o programa para o mercado de reparação automotiva

ABC do ABC

 

O Programa Rota 45 – Capacitação, Qualificação e Certificação de Oficinas e Lojas de Autopeças (CNAE 45) é parte da estratégia desenhada pelo Sindirepa-SP e Sincopeças-SP para adoção no País de uma política setorial que incentive e promova o desenvolvimento do aftermarket automotivo, por meio da melhor capacitação das empresas de reparação de veículos e varejos de autopeças. A elaboração do Rota 45 contou com o apoio direto do Sebrae-SP e do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), além do suporte do Cesvi Brasil, IAA (Instituto da Administração Automotiva) e Feira Automec.

 

O objetivo central do programa é aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do aftermarket automotivo, por meio da sua capacitação, qualificação e certificação.

 

O Rota 45 foi elaborado tomando como exemplo o Rota 2030 – programa de desenvolvimento da indústria automotiva brasileira em vigor desde 2019 –, que sinaliza profundas transformações para o setor automotivo, seja nos veículos e na forma de usá-los, seja na forma de produzi-los, o que certamente irá impactar no mercado de reposição, afetando diretamente as oficinas reparadoras de veículos e os comerciantes varejistas de autopeças.

 

Não se trata simplesmente de ampliar a competitividade somente via redução de custos, mas também por meio da organização gerencial, identificação de processos e de vendas. A importância da política de estímulo por meio da qualificação ou certificação justifica-se pelo fato de que o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira está atrelado às grandes montadoras globais, cujos centros de decisões estão em suas matrizes, fora do Brasil, o que dificulta a pronta reação do mercado de reposição. Além disso, o investimento em qualidade é bem menor do que o custo da não-qualidade.

 

O Programa Rota 45 busca solucionar dificuldades enfrentadas pela reposição automotiva, tais como:

  • Baixa competitividade das microempresas de reparação de veículos e varejistas de autopeças, que resulta na imagem junto aos consumidores;
  • Risco de enfraquecimento das montadoras, indústrias, distribuidores, concessionárias, devido às constantes devoluções/garantias de autopeças;
  • Risco de transferência de investimentos para outros players como o comércio eletrônico, impactando a rentabilidade;
  • Existência de capacidade ociosa face às transformações da mobilidade, que precisa ser direcionada para esses novos tipos de consumidores;
  • Risco de não acompanhar o desenvolvimento de tecnologias que utilizam biocombustíveis e eletrônica, com impactos na cadeia produtiva.

 

Partindo de ampla discussão e análise do Sindirepa-SP, Sincopeças-SP, Sebrae-SP e IQA, o Programa Rota 45 – Capacitação, Qualificação e Certificação de Oficinas e Lojas de Autopeças foi pensado como política setorial de longo prazo, divididos em três momentos:

  • Requisitos da qualidade
  • Consultoria
  • Qualificação ou certificação

 

O Programa Rota 45 tem como público-alvo as microempresas de reparação de veículos e varejistas de autopeças. Entretanto, seus resultados serão externados à cadeia de valor formada por indústrias de autopeças, montadoras de veículos, concessionárias, distribuidores, seguradoras e toda sociedade, especialmente por meio do abastecimento adequado de autopeças para a manutenção dos veículos em circulação.

 

Todas as empresas que participam do aftermarket podem participar do Programa Rota 45, basta entrar em contato com o Sindirepa-SP ou com Sincopeças-SP. (ABC do ABC)