Frota & Cia
De acordo com dados globais o Grupo TRATON SE, em seus Negócios Industriais, vendeu 242.200 veículos das marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus em 2019. O volume supera em 4% o resultado do ano anterior.
Esta evolução foi impulsionada, entre outras razões, pela alta demanda por caminhões na Europa na primeira metade do ano e pelo forte aumento da demanda no Brasil. Entretanto, o mercado de caminhões sofreu recuo durante o ano principalmente na Europa (UE28+2). O reflexo foi percebido na queda das encomendas das marcas do grupo durante o ano, resultando numa redução de 7% em relação a 2018.
“Conseguimos aumentar as vendas em um mercado cada vez mais desafiador. Nossas marcas estavam bem preparadas para o declínio previsto das encomendas na Europa”, explicou Andreas Renschler, CEO da TRATON e membro do Conselho Administrativo da Volkswagen AG.
Todas as três marcas do grupo contribuíram para esse aumento de vendas. A MAN vendeu 104.900 veículos, 2% a mais do que no ano anterior. A van MAN TGE prestou grande contribuição a esse resultado positivo. A Scania entregou 99.500 caminhões e ônibus (+3%). A Volkswagen Caminhões e Ônibus se beneficiou da retomada econômica do Brasil, com crescimento de 15% nas entregas, totalizando 41.900 veículos.
Apesar do aumento das vendas dos caminhões das marcas TRATON (exceto a van MAN TGE) de 2%, para 205.900 unidades, as vendas de ônibus sofreram queda de 5% para 21.500 unidades, após a forte demanda de 2018. (Frota & Cia/André Garcia)