Jornal do Carro
A FCA já tinha insinuado, fontes afirmaram e agora a própria marca confirmou na CES. A Ram 1500 desembarca no Brasil no segundo semestre de 2020. Ela chega por aqui com a missão de disputar o coração do comprador de picapes médias de topo. Hoje, isso significa as versões mais completas de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Volkswagen Amarok, que custam mais de R$ 200 mil.
Porém, ela não será a única novidade do grupo no Brasil, tampouco no segmento. Juntos dos SUVs, as picapes são o novo produto da moda no mundo inteiro. Aqui, o sucesso da Fiat Toro consolidou o que era uma promessa. Há vários motivos para as picapes urbanas estarem ganhando espaço aqui. Suspensão robusta em cidades cada vez mais precarizadas em seus asfaltos, versatilidade de carregar carga, conforto aprimorado e status. Todos estes, juntos, formam um conjunto realmente difícil de resistir.
É justamente sabendo disso que a FCA vai lançar uma nova Strada, com cara de Mobi e traseira de Toro. Ela continuará tendo sua aptidão de trabalho, quando for lançada em março, mas ficará um pouco mais refinada. Por falar em Toro, uma reestilização dela também vem aí este ano. O grupo ainda vai trazer importada a Jeep Gladiator, basicamente a versão picape do Wrangler com pneus off-road de 32 polegadas.
Outra marca que vai se aventurar em um segmento novo de picapes é a Volkswagen. Dona da compacta Saveiro e da média Amarok, a montadora agora terá a intermediária Tarok. Ele começa a ser produzida no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), no fim do ano e terá como destaque a modularidade, com bancos traseiros rebatíveis e abertura da caçamba com ligação para a cabine.
Marca clássica no mundo das picapes, a Mitsubishi trará a nova L200 no segundo semestre deste ano. Ela tem a mesma frente invocada do novo Pajero e sobe o patamar do modelo em termos de agressividade. O motor será o mesmo 2.4 turbodiesel, mas com um novo câmbio automático de seis marchas.
Além destas chegadas em 2020, há ainda promessas para 2021, como a nova picape da Peugeot, baseada na chinesa Kaicene F70, e a versão final do conceito Hyundai Santa Cruz. (Jornal do Carro)