Pagamento do IPVA começa amanhã, para carros com placas de final 1

Jornal do Carro

 

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 em São Paulo começa amanhã (9). O calendário de vencimento da taxa varia conforme o último número da placa do veículo. É possível fazer a quitação à vista, com ou sem desconto, ou parcelar o imposto em três vezes.

 

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em janeiro, tem desconto de 3%. Quem preferir pagar à vista, mas em fevereiro, perde o direito ao abatimento. No caso de parcelamento, o primeiro pagamento também deve ser feito em janeiro, na mesma data de vencimento do pagamento à vista.

 

As datas de pagamento do quadro à direita são válidas para automóveis, motocicletas, vans, picapes e outros utilitários. A alíquota do IPVA é aplicada sobre o valor de mercado do veículo. E varia conforme a categoria: carga, transporte de passageiros, picapes e motocicletas, por exemplo.

 

O menor imposto, de 1,5% sobre o valor venal, é para veículos de carga, como caminhões. A faixa seguinte, de 2%, abrange quatro categorias: ônibus e micro-ônibus; caminhonetes de cabine simples; motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; máquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares.

 

A lista, criada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, pode ser conferida no site do órgão público.

 

Para veículos com motores a etanol, GNV, híbridos e elétricos, o imposto é de 3%. Donos de elétricos e híbridos da capital podem reaver 50% do IPVA.

 

A taxa mais alta, de 4%, é fixada para a maioria dos veículos registrados no Estado de São Paulo. É o caso de carros de passeio e utilitários como picapes e SUVs com motores a gasolina, diesel e flexível. (Jornal do Carro)