Diário do Poder
Se consolidando como o segundo segmento mais vendido no Brasil, os utilitários superaram a marca de 25% de participação de mercado em 2019. Ou seja, para cada quatro carros vendidos no país, um é SUV. Ao todo, 600.143 unidades foram emplacadas no último ano, o que dá uma fatia de 26,59%.
Mais uma vez, a Jeep emplacou o modelo mais vendido do ano. Mas dessa vez, houve uma troca na liderança, além de uma dobradinha da montadora norte-americana. Em 2019, o Renegade evitou o tricampeonato do irmão maior e ainda liderou pela primeira vez desde o lançamento em 2015.
Entre os novatos, o Volkswagen T-Cross aparece no top 10, mas longe de brigar pelo pódio. Uma boa surpresa é o Caoa Chery Tiggo 5X entre os vinte mais vendidos. Na parte negativa, Ford EcoSport e Renault Duster, os dois primeiros SUVs compactos do país despencaram no ranking.
O top 20 é dominado pelos utilitários compactos. Mas a lista conta com quatro médios, um supercompacto, um grande e um compacto premium.
Confira a lista completa, os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). (Diário do Poder/Geison Guedes)