CES 2020 se consolida como salão da mobilidade automotiva

AutoIndústria

 

O tradicionalíssimo Salão do Automóvel de Detroit, Estados Unidos, costumeiramente realizado em janeiro, terá sua edição de 2020 em junho. A mudança de mês foi uma clara manobra dos organizadores para fugir da concorrência do CES, a Consumer Electronics Show, palco das maiores novidades tecnológicas mundiais, inclusive automotivas, que será realizado de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas.

 

Prova disso é a farta lista de novidades que serão exibidas no evento por dezenas de empresas ligadas ao mundo da mobilidade. Dentre elas, claro, as fabricantes de veículos.  Serão nada menos do que dez marcas a disputar a atenção com aparelhos de tevê, computadores e celulares e outras tantos dispositivos.

 

Em seus estandes, que contarão com a presença dos principais executivos mundiais, as montadoras destacarão eletrificação, condução autônoma, parcerias e até novos modelos de negócios que estão a caminho. Os automóveis estarão presentes, claro, mas muito mais como vitrinas dessas novidades do que propriamente como a atração principal, ainda que algum deles sejam, de fato, novos produtos.

 

Fiat Centoventi

 

É o caso do já conhecido Mustang Mach-E, versão crossover elétrica do esportivo da Ford e que deve chegar às ruas em 2021 com autonomia próxima dos 500 quilômetros.  Já a GM mostrará a integração do assistente virtual Alexa Auto da Amazon, controlado por voz, em um novo Cadillac.