Ford e McDonald’s se unem para fazer peças

Jornal do Carro

 

A Ford começou a empregar mais um material inusitado na fabricação de peças para seus veículos nos Estados Unidos. A marca está misturando pele de grãos de café ao plástico. Segundo informações da empresa, graças à adição do componente vegetal as peças ficam mais resistentes e até 20% mais leves. E o fornecedor do material orgânico é a rede de lanchonetes McDonald’s.

 

A mistura de plástico com pele de café precisa de menos energia para ser moldada. Como a adição do novo componente garante maior resistência das peças ao calor, a empresa utiliza o composto em alojamentos para lâmpadas de faróis, por exemplo.

 

Não é de hoje que a Ford utiliza materiais de origem vegetal na produção de componentes de veículos. Desde 2007, a empresa emprega soja na composição da espuma de assentos e forros de teto. O dente-de-leão é utilizado pela companhia para fazer tapetes e porta-copos e a pele de tomate entra nos isolamentos de cabos elétricos.

 

O bambu e a fibra de agave (espécie de planta do tipo suculenta) compõe peças da cabine. Parte dos grãos de café utilizados pelo McDonald’s nos EUA, aliás, vem do Brasil. (Jornal do Carro)