Metra apresenta Ônibus Natalino e faz confraternização entre funcionários

Diário do Transporte

 

A empresa Metra que opera o Corredor Metropolitano ABD, ente o ABC Paulista e a capital, apresentou neste sábado, 07 de dezembro de 2019, seu Ônibus Natalino.

 

O veículo terá  motoristas vestidos de Papai Noel e também uma Mamãe Noel ao volante que vão se revezar entre as diferentes linhas do corredor.

 

Além da iluminação externa e dos adesivos nos vidros e lataria, o Natalino também tem decoração interna com enfeites que remetem a esta época do ano.

 

A empresa ainda vai divulgar a relação dos dias em que cada linha vai receber o veículo Especial.

 

A adesivação foi feita em um dos coletivos comprados pela Metra neste ano, um Volvo com carroceria Millennium BRT.

 

Cada viagem que o Ônibus Natalino faz é repleta de histórias de emoções.

 

Prova é o motorista Richard Ferreira Júlio que está há cinco anos conduzindo o Natalino da Metra e coleciona fatos que marcaram.

 

“Em um dos anos, um menino com a avó viu o ônibus e na hora quis entrar. Eram duas da tarde. Ele não queria mais deixar o ônibus. No final, ele e a avó ficaram até dez da noite andando e só pararam na porta da garagem. Para mim foi emocionante proporcionar um dia especial na vida daquela família e não foi nada programado”.

 

A apresentação do Ônibus Natalino ocorreu durante a festa de confraternização dos funcionários da Metra e familiares, que reuniu dezenas de pessoas na garagem de São Bernardo do Campo.

 

Um dos destaques foi a Jardineira ano 1961, que remete aos primeiros modelos usados pela Viação ABC quando foi fundada em 1956, fazendo a ligação entre São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC Paulista. Até hoje a empresa faz a ligação.

 

Ao lado do veículo estava Laudelino Gimenez, de 83 anos, um dos primeiros motoristas da ABC, que começou a trabalhar em 1957 e até hoje está no Grupo ABC.

 

“Era uma época difícil, com ruas de terra e veículos bem simples, mas ao mesmo tempo era muito bom. Patrão e empregado trabalhavam lado a lado na garagem. Todo mundo fazia de tudo” – relembra.

 

A diretora da Metra, Maria Beatriz Setti Braga, que esteve na confraternização, disse que 2019, devido a recuperação econômica ainda em andamento, apresentou dificuldades para o setor de transporte coletivo, em especial por causa do desemprego no País, que ainda é grande e impacta diretamente na demanda do transporte urbano e metropolitano.

 

A empresária está mais otimista com 2020 e diz que deve haver novidades para o Corredor ABD.

 

“Acredito que há um esforço geral para reduzir o desemprego e ampliar o crescimento do País. O setor de transporte coletivo está ligado ao ritmo de empregos e estamos torcendo para que o crescimento de fato aconteça. Para o Corredor ABD prevemos novidades tanto em frota como serviços. A Metra tem índices superiores a 85% de aprovação do cliente e nossa meta é ampliar essa satisfação” – disse Beatriz, que demonstrou entusiasmo com a festa deste sábado.

 

“É uma alegria comemorar com nossos colaboradores e familiares mais um ano que agradecemos a Deus e a nossos amigos. A Metra é na verdade feita por eles” – concluiu.

 

Na festa, alé, de churrasco, lanches, sorvete e refrigerantes, houve sorteios, homenagens e brinquedos para as cranças desfrutarem um dia diferenciado.

 

O Natal na Metra também foi solidário. Cada participante da festa levou um quilo de alimento não perecível.

 

As doações serão encaminhadas para obras assistenciais na região do ABC. (Diário do Transporte/Adamo Bazani e Alexandre Pelegi)