Marina Willisch, a nova vice-presidente da GM do Brasil

AutoIndústria

 

Em processo de transição para o novo cargo desde julho, Marina Willisch assume o cargo de vice-presidente de relações governamentais e comunicação da General Motors do Brasil em 1º de janeiro, substituindo Marcos Munhoz, que acaba de oficializar sua aposentadoria.

 

Primeira mulher a ocupar o cargo criado em 1983, quando assumiu André Beer, falecido no mês passado, Marina é natural de São Paulo, casada e mãe de três filhos. É a quarta profissional a assumir a função, que entre Beer e Munhoz foi exercida por José Carlos Pinheiro Neto.

 

Com a posse de Marina, muda a nomenclatura do cargo – antes era apenas vice-presidente -, mas a responsabilidade sobre a área de relações governamentais e comunicação sempre foi dessa função. Com 20 anos de experiência profissional nas áreas jurídica, financeira e tributária, sendo mais de 15 anos de atuação na indústria automotiva, a executiva reporta-se a Carlos Zarlenga, presidente da General Motors América do Sul.

 

Marina foi contratada pela GM em 2013 como diretora tributária para o Brasil, assumindo, em 2015, a liderança da área para a América do Sul. Mestre em direito corporativo e economia pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em direito pela PUC/SP, anteriormente ela atuava como gerente sênior da área tributária da Mercedes Benz do Brasil, empresa em que havia ingressado como trainee em 2003. Antes disso, atuou como advogada no escritório Baker & Mckenzie, entre 2000 e 2003.

 

Quase cinco décadas de GM – Há 48 anos na GM, Marcos Munhoz foi homenageado pela empresa na noite de quinta-feira, 5, durante evento de lançamento de novas versões do Equinox no Pavilhão da Bienal de São Paulo, na capital paulista.

 

O executivo, que está se aposentando este mês e deixa a vice-presidência da América do Sul, foi apontado pelo presidente da GM na região para a posição de presidente do Instituto GM, braço social da empresa.

 

“É uma honra para mim aceitar este convite. Eu sempre tive uma relação próxima ao instituto devido aos seus projetos tão importantes para nossa sociedade. Agora, com mais tempo disponível, vou poder atuar mais diretamente nesta que é uma instituição pela qual tenho muito carinho”, comentou Munhoz.

 

Zarlenga, por sua vez, expressou a sua satisfação em poder ter uma pessoa tão experiente à frente do Instituto GM. “A General Motors é afortunada em ter um executivo tão brilhante e influente quanto o Munhoz para ocupar essa. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)