Vendas de ônibus usados têm alta de quase 10% e superam 46 mil unidades

Diário do Transporte

 

As vendas de ônibus usados cresceram 9,24% entre janeiro e novembro de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, aponta a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

 

O volume foi de 46.955 unidades em 2019 ante 42.985 ônibus usados em 2018.

 

O número é quase o dobro as vendas de ônibus novos, que ainda segundo a Fenabrave, entre janeiro e novembro somou 24.759 unidades.

 

Proporcionalmente, entretanto, as vendas de novos cresceram bem mais que a de usados: 41,39%

 

Os dados indicam que as empresas de ônibus têm renovado suas frotas com veículos 0 km, mas que uma quantidade significativa de viações de menor porte ou com maiores dificuldades financeiras têm reduzido a idade média de seus veículos com modelos usados.

 

Sistemas como do Rio de Janeiro, com o fechamento de algumas empresas, de Curitiba e Goiânia, com o aquecimento das renovações, e de São Paulo, pelo volume tradicional, estão entre os mercados que mais venderam ônibus para sistemas menores.

 

Os números da Fenabrave não contabilizam as vendas de ônibus baixados para sucatas ou acervos históricos.

 

Marcas

 

Em relação a marcas, o ranking de usados é bem semelhante ao de novos, com Mercedes-Benz em primeiro lugar com 57,26%, seguida de Volkswagen (17,05%) e Volare, da Marcopolo, que vende os miniônibus montados, com 16,8%. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)