Parceria para operar o primeiro ônibus elétrico

AutoBus

 

Iniciou-se recentemente uma parceria para a operação de um ônibus elétrico no estado do Espírito Santo. O Grupo Águia Branca, por meio da VIX Logística, assinou na última quarta-feira (27) um contrato com a EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, para viabilizar projeto-piloto que contará com a circulação do primeiro ônibus elétrico do Estado.

 

Tal projeto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio. Com um investimento total de R$ 6,6 milhões, a iniciativa foi contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. “Estamos felizes com a oportunidade de parceria com a EDP. Trata-se de um projeto pioneiro no Estado do Espírito Santo que nos possibilitará conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte. Este projeto, que contará com teste em ambiente real no transporte de passageiros, em linhas selecionadas, nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar aos nossos clientes”, comentou Kaumer Chieppe, vice-presidente do Grupo Águia Branca – Divisão Logística.

 

Além da EDP e Vix Logística, que irá operar o ônibus para os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade, a Siemens, como fornecedora das soluções de carregamento, e a Certi, com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica, farão parte do referido projeto. (AutoBus/Antonio Ferro)