Novas placas Mercosul clonadas são vendidas até na internet

Blog do Caminhoneiro

 

As novas placas Mercosul, anunciadas em 2014 para unificação dos sistemas de identificação dos veículos dos países membros do bloco econômico, já estão sendo vendidas até na internet. Mesmo com mais de cinco anos após serem anunciadas, as placas não estão sendo usadas em todos os estados do Brasil.

 

De acordo com o projeto inicial, as novas placas não seriam mais caras que as placas normais, e trariam mais segurança para os donos dos veículos, com menos possibilidade de fraudes e maior rastreabilidade.

 

As placas Mercosul no Brasil sofreram quatro alterações depois que começaram a ser usadas em veículos, perdendo o brasão do estado e cidade, lacre, e efeito de brilho das letras. Com isso, a fiscalização fica mais difícil.

O Portal UOL publicou uma matéria sobre o assunto, destacando que as novas placas são vendidas na internet e até em semáforos. As polícias também tem aumentando o número de apreensões de veículos com placas Mercosul falsas.

 

De acordo com as empresas que fabricam as placas, as fraudes acontecem porque falta controle dos Detrans sobre o processo de fabricação das placas.

 

Os Detrans dizem que falta uma base de dados integrada para consulta das placas, que deveria ter sido criada pelo Denatran, é o que facilita as fraudes. (Blog do Caminhoneiro)