Globo Rural
No município de São Bernardo do Campo (SP), um dos principais polos da indústria automobilística do Brasil, junto com as linhas de montagem de caminhões da Mercedes-Benz, vem sendo cultivada uma horta orgânica. Plantadas em uma estufa de 1,2 mil m², 2,7 toneladas de hortaliças abastecem o restaurante da unidade onde mais de 10 mil trabalhadores fazem suas refeições.
A instalação foi inaugurada no início deste mês, investimento conjunto da montadora com a startup BeeGreen, que administra outras fazendas urbanas no país. O cultivo orgânico e protegido tem cerca de 44 mil pés de verduras: alface baby, rúcula, espinafre, agrião, chicória, salsinha, hortelã, cebolinha, coentro e manjericão. Em breve, terá tomate e berinjela.
“Passamos a ter uma alimentação livre de agrotóxicos sendo oferecida para os colaboradores e tivemos uma redução em nossos desperdícios. Antes vinha desde o Ceagesp até a Mercedes-Benz. Então ocorria desperdícios na logística”, afirma o gerente de Planejamento da Mercedes-Benz do Brasil, Rafael Gazi, acrescentando que a empresa já discute a expansão do projeto para suas unidades em Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG). (Globo Rural/Felipe Sakamoto)