GM abre segundo PDV só este mês na planta de São José

Jornal O Vale

 

Pela segunda vez em novembro, a General Motors abrirá um PDV (Plano de Demissão Voluntária) no complexo industrial de São José dos Campos, desta vez para reduzir o número de trabalhadores lesionados, que têm estabilidade no emprego. O plano também será aberto na planta de São Caetano do Sul.

 

No começo do mês, o plano mirou os aposentados e obteve 41 adesões no complexo de São José.

 

A GM informou que o plano será aberto nesta quinta-feira com validade até o próximo dia 26. Ele será voltado exclusivamente aos empregados com limitação laboral (lesionados) e cobertos pela cláusula de estabilidade da empresa.

 

Segundo a montadora, o PDV “está em conformidade com os acordos sindicais vigentes e com a lei trabalhista”.

 

A empresa não informou os benefícios do novo plano. OVALE apurou junto a trabalhadores que ele deve ser generoso. Há a expectativa de que a empresa ofereça salários extras por ano trabalhado e inclua até carros em troca da dispensa.

 

Quem tiver até 40 anos, segundo fontes, vai receber as verbas rescisórias, 40 salários adicionais, dois carros do modelo Cruze e cinco anos de plano de saúde. Um terceiro carro do modelo Spin será adicionado para quem retirar ações na Justiça contra a GM.

 

Poderão aderir trabalhadores lesionados e reconhecidos pelo INSS, que recebam auxílio-doença ou com estabilidade garantida por acordo sindical.

 

No comunicado enviado aos trabalhadores, a GM informou que o orçamento para o PDV é limitado ao recurso disponível, cujo valor não foi divulgado.

 

Atualmente, a montadora emprega cerca de 4.500 trabalhadores em São José e produz a picape S10 e o SUV Trailblazer.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos diz que PDV faz parte do projeto de reestruturação da GM. (Jornal O Vale)