GM investiu R$ 1,9 bilhão em fábrica

Jornal do Carro

 

Depois do alarde da chegada do novo Onix Plus ao mercado, a GM anunciou, com muita pompa, a inauguração oficial de uma nova fábrica em Joinville (SC), responsável justamente pela produção do motor 1.0 que equipará todas as versões da nova geração do sedã e do hatch.

 

A empresa informa que investiu R$ 1,9 bilhão para criar uma nova área dentro do terreno da fábrica, instalar mais robôs e tecnologias da chamada “indústria 4.0”. O motor 1.0 de três cilindros dos novos hatch Onix e Onix Plus (sedã) tem duas versões: 1.0 aspirada de até 82 cv e 10,6 mkgf e turbo, que gera até 116 cv e 16,8 mkgf.

 

Foi esta, que equipa o Onix Plus, que apresentou defeito. A falha, segundo a GM, está relacionada à eletrônica, e não à mecânica. Por isso, a produção não foi interrompida.

 

O novo motor 1.0 turbo também equipará, a partir de 2020, a nova geração do Tracker, que será feita em São Caetano do Sul (SP). Em Joinville também deve ser feito um inédito 1.2 turbo, que virá nas versões de topo do SUV.

 

Os antigos motores 1.0 e 1.4 de quatro cilindros, que equipavam a família Onix da geração anterior, passaram a ser fabricados exclusivamente na fábrica de São José dos Campos (SP). O modelo permanece à venda, com carroceria antiga e rebatizado de Onix Joy (hatch) e Joy Plus (sedã).

 

Planta cresceu

 

A nova área de produção tem 46.800 m3, o equivalente a nove campos de futebol. Somando a antiga, com 14.000 m3, são 60.800 m3. A capacidade de produção saltou de 174 mil para 410 mil unidades por ano. (Jornal do Carro)