Mercedes-Benz do Brasil recebe prêmio por iniciativas de diversidade

Diário do Transporte

 

A Mercedes-Benz do Brasil informou, em nota, que foi premiada por iniciativas voltadas à promoção e valorização da diversidade em suas fábricas. A empresa foi o grande destaque do Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo, conquistando prêmios em 4 categorias.

 

A premiação é organizada pelo grupo editorial Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria. O resultado foi publicado em 1º de novembro, última sexta-feira.

 

Nas premiações individuais, a Mercedes venceu as categorias “Gênero”, pela quantidade de mulheres que emprega em diferentes cargos, em “Gerações”, pela inclusão de colaboradores 50+, e “Pessoas com deficiência”, devido à participação de PCD no quadro de colaboradores.

 

Além disso, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, recebeu o prêmio especial pela liderança engajada na promoção da diversidade.

 

“Esses prêmios nos trazem muito orgulho e satisfação, mostrando o quanto é importante criar oportunidades para que todos possam se sentir incluídos, representados e respeitados na nossa Empresa. Queremos conscientizar a todos com bons exemplos de inclusão”, disse Philipp Schiemer, em nota.

 

Mulheres

 

Durante o evento de premiação, a Mercedes-Benz e outras seis empresas assinaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres e Equidade de Gênero (Women’s Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres.

 

“Buscamos, cada vez mais, promover uma reflexão sobre o valor das diferenças. Temos crenças, idades, gêneros, escolhas, ideias e culturas diferentes entre cerca de 10 mil colaboradores”, disse Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz América Latina.

 

“Queremos, então, ajudar cada pessoa para que todos nós possamos entender melhor o lado do outro e seus desafios. Isso faz bem a todos e à convivência diária no ambiente de trabalho, com reflexos positivos também na família e para a sociedade”.

 

Comitê de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil

 

As iniciativas de Diversidade da Mercedes-Benz do Brasil são idealizadas pelo Comitê de Diversidade criado em 2017, cujas ações começaram em 2018 e serão permanentes na Companhia, visando um ambiente corporativo inclusivo.

 

O grupo é formado por representantes de todas as áreas e atua com foco em quatro pilares: Gênero, Raça, PCDs e LGBTs.

 

“O objetivo da Mercedes-Benz é promover constantemente ações e encontros para trocas de experiências, envolvendo todos os líderes, colaboradores e parceiros de negócios, entendendo que diversidade e inclusão são temas para todos”, informou a empresa, em nota.

 

Prêmio AB Diversidade

 

O Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo visa dar visibilidade às organizações que têm concentrado esforços para promover ambientes mais plurais e inclusivos. Com isso, o reconhecimento pretende propagar a cultura da diversidade e inspirar todo o setor a se engajar no tema.

 

Foram selecionadas 26 empresas vencedoras por meio da pesquisa Diversidade no Setor Automotivo, realizada entre agosto e setembro de 2019.

 

O reconhecimento foi feito em duas frentes. A primeira é focada nas boas práticas enumeradas pelas companhias para promover a diversidade em cinco pilares: gênero, etnia, pessoa com deficiência (PCD), LGBT+ e gerações.

 

A segunda parte da premiação foi baseada em resultados objetivos, a partir dos indicadores apurados na pesquisa. (Diário do Transporte/Jessica Marques)