Jornal do Carro
Os destaques de vendas de 2019 não serão “nomes” muito diferentes dos de 2018. A principal mudança, como era de se esperar, está no segmento de SUVs. Afinal, é a categoria que mais vem chamando a atenção do consumidor, e está em constante renovação.
Em um mercado com cada vez menos segmentos – afinal, hatches médios e peruas praticamente não existem mais -, listamos abaixo quais serão os destaques de vendas por segmento.
Hatches e o número 1 entre os destaques de vendas
O Onix será o carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano seguido. E, mais uma vez, com folgas. Nem a já anunciada mudança do modelo foi capaz de fazê-lo perder o ritmo de emplacamentos.
Em setembro, foi anunciado que a nova geração do Onix começaria a ser vendida em novembro. Ainda assim, no mês passado, ele brilhou no mercado.
O Onix somou em outubro 21.198 emplacamentos, seu segundo melhor resultado do ano. O mês só foi superado por maio, quando o Chevrolet registrou 22.276 unidades vendidas.
No acumulado do ano, o Onix tem 200.588 emplacamentos. O modelo mais próximo, Ford Ka, soma 86.443.
Sedãs
Entre os compactos, o Prisma fez bonito durante quase o ano todo. E, mesmo tendo se despedido do Brasil no mês passado, vai ser o mais vendido da categoria em 2019.
Isso porque o sedã compacto mais vendido agora é o sucessor do Prisma, Onix Plus. E, com apenas três meses de emplacamentos, ele não é ameaça ao resultado final do predecessor.
O Prisma tem 69.693 emplacamentos. O rival mais próximo, Virtus, tem 38.608. Em dois meses, não dá mais para alcançar.
Também está entre os destaques de vendas de sedãs o Corolla. Nem na mudança de geração, em setembro, o Toyota perdeu a liderança dos médios.
Ele somou até agora 46.948 unidades vendidas, ante as 22.633 do segundo colocado, Honda Civic. (Jornal do Carro)