Volkswagen cria divisão de carros autônomos

Olhar Digital

 

Ainda não sabemos quando os carros autônomos dominarão as ruas, mas as montadoras de veículos parecem estar se preparando para quando isso acontecer – mesmo que o preço dessas inovações não seja muito amigável para a maioria das pessoas.

 

A Volkswagen deu um grande passo no segmento de veículos autônomos ao anunciar na última segunda-feira (28) sua nova subsidiária, a Volkswagen Autonomy (VWAT), com foco em carros autônomos de nível 4 e 5 – na escala de autonomia, os níveis 4 e 5 não requerem mais qualquer intervenção humana.

 

A empresa, que será comandada por Alexander Hitzinger, terá escritórios em Munique e Wolfsburg, na Alemanha. Além disso, a empresa tem planos de se expandir para o Vale do Silício no ano que vem, e, em 2021, a divisão chegará à China.

 

A empresa define a VWAT como “um centro de excelência para a condução autônoma de soluções do nível 4 ou superior”. A ideia da companhia é que esses veículos sejam usados inicialmente em sistemas de logística e serviços compartilhados de transporte de carga e pessoas nas cidades.

 

A nova divisão da Volkswagen vai trabalhar juntamente com a Argo AI, startup que possui o objetivo de criar sistemas de direção autônomos mais eficientes. Juntas, as empresas vão desenvolver os seus sistemas próprios. (Olhar Digital/Luiz Nogueira e Cesar Schaeffer)