Jornal do Carro
A Toyota e a Mercedes-Benz seguem entre as 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo o relatório Best Global Brands Report 2019. As duas empresas mantiveram as mesmas colocações da edição anterior da pesquisa.
A montadora japonesa ocupa a sétima posição com um valor estimado em US$ 562 bilhões, enquanto a companhia alemã está em oitavo e apresenta valor de US$ 508 bilhões.
Liderado pela Apple, o ranking lista as 100 marcas mais valiosas do mundo com base em três fatores: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços, o papel que desempenham nas decisões de compra e a força competitiva das marcas.
O mercado automotivo é o negócio com mais representantes na lista. Além de Toyota e Mercedes-Benz, outras 12 marcas do setor figuram no relatório, somando um valor total de US$ 2.7 trilhões.
A Ferrari, na 77ª posição, garantiu o maior percentual de crescimento entre as empresas automotivas, com variação de 12%. Apesar disso, a montadora subiu somente três posições no ranking geral. Destaque também para a Porsche (+9%) e Volkswagen, (+6%), que agora ocupam as 40ª e 50ª posições, respectivamente. Com crescimento de 1%, a BMW subiu duas posições e encostou no top 10, na 11ª colocação.
Outras marcas, no entanto, apresentaram desempenho negativo. É o caso da Harley-Davidson e da KIA, que retraíram 7%. Já a Nissan recuou -6% e apresentou a maior queda entre as montadoras, de 40ª foi para 52ª, perdendo posições para Volkswagen e Audi. A Subaru, que estreou na última posição em 2018, ficou fora do relatório de 2019. (Jornal do Carro)