Portal Terra
Totalmente renovado, o SUV de luxo Hyundai Santa Fe chega ao Brasil importado pela Caoa exclusivamente em sua versão de sete lugares. O carro tem muitas novidades. Entre elas está o novo motor Hyundai Lambda II 3.5 V6, que desenvolve 280 cv de potência a 6.300 rpm. O torque é muito bom: 336 Nm a 5.000 rpm. Junto com o motor, chega também a nova transmissão automática de oito marchas, para dar conta da entrega de potência. O novo Santa Fe conta ainda com o sistema de tração integral AWD.
Visualmente, o novo Santa Fe traz uma larga grade dianteira cromada em cascata e uma composição de luzes de LED (faróis, luzes diurnas e lanternas). As rodas são de 19”, com robustas caixas de rodas. O design é bem interessante, como costuma ocorrer nos modelos da marca coreana.
Por dentro, o novo Hyundai Santa Fe tem acabamento premium, com materiais de qualidade, e um conceito de proporcionar versatilidade para todos os sete ocupantes, devido às várias configurações dos assentos. Nos bancos existe uma costura em cor de contraste. A Hyundai também se preocupou com a visibilidade externa, por isso reposicionou os espelhos externos e redimensionou as colunas A. Em comparação com a geração anterior, o vidro traseiro foi ampliado. Para quem senta na segunda fileira de assentos, o espaço para as pernas melhorou porque o piso foi rebaixado. Além disso, os bancos têm rebatimento automático com apenas um toque.
O novo Santa Fe, em sua versão única para o mercado brasileiro, traz: chave presencial, botão de acionamento do motor, memória de posição dos retrovisores, retrovisor interno eletrocromático com bússola, painel de instrumentos digital de 7”, volante esportivo de quatro raios, borboleta para trocas de marcha, ar-condicionado eletrônico digital, modo de seleção de condução, câmera 360º, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, display central tátil de 8”, conectividade Android Auto e Apple Car, Wi-Fi a bordo, sistema de som Infinity e teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento.
Entre os itens de segurança, o novo Hyundai New Santa Fe traz sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, detector de ponto cego, sistema auto hold, assistente de partida em subida, controle de velocidade em descida, controle eletrônico de estabilidade/tração, luz alta inteligente e outros itens presentes em carros dessa categoria. Sem dúvida, é um dos SUVs de luxo mais interessantes do mercado. O carro custa R$ 297.300 e a garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem. (Portal Terra/Sergio Quintanilha)