Falha do Detran expõe 70 milhões de pessoas

Jornal do Carro

 

Uma falha no sistema informatizado do Detran do Rio Grande do Norte gerou o vazamento de dados de 70 milhões de brasileiros com Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A falha atingiu motoristas de diversos Estados – o número corresponde à quase totalidade de pessoas habilitadas no País.

 

A brecha expôs informações e permitiu que elas fossem pesquisadas abertamente. Segundo o Detran-RN, o problema já foi corrigido. Por causa dessa falha, era possível acessar no site do departamento diversos dados de motoristas, como endereço residencial completo, telefone, CPF, foto, RG e data de nascimento, entre outros.

 

A descoberta sobre a falha foi feita por um pesquisador de segurança da informação. Por meio de números de CPF gerados aleatoriamente, ele conseguiu acesso aos dados, e avisou o Detran-RN.

 

A equipe do departamento, então, realizou um trabalho de bloqueio das informações.

 

Em nota, o Detran-RN informou que, após a resolução do problema, está abrindo um procedimento administrativo para apurar o fato.

 

“Cabe ressaltar que os dados dos usuários não foram afetados, assim como não houve interferência nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) nem no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam)”, informa a nota. (Jornal do Carro)