Cartão Legal promove ação social especial para divulgar o Outubro Rosa

Coisas de Agora

 

Nesta terça-feira, dia 15 de outubro, o Cartão Legal vai promover uma ação especial para divulgar o Outubro Rosa. O objetivo é, por intermédio de uma apresentação de teatro interativa, conscientizar o maior número de pessoas possível sobre os cuidados que se deve ter para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero, sua detecção precoce, esclarecimentos sobre a doença e o incentivo ao autocuidado.

 

As apresentações serão realizadas na sede do Cartão Legal, em três diferentes horários ao longo do dia: 12h, 15h e 17h. O miniteatro interativo contará com a encenação de dois artistas caracterizados que vão abordar os temas mais importantes e esclarecer dúvidas e mitos.

 

“Todos precisamos nos envolver e nos mobilizar para cuidar da saúde das mulheres. Mais do que promover o autoexame, é preciso esclarecer as dúvidas e desmistificar uma doença muito grave”, comenta Milena Braga Romano, presidente do Cartão Legal. “É preciso informar as mulheres que hábitos simples, como a prática de atividade física e da alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, podem reduzir em até 30% o risco de desenvolver câncer de mama, assim como a amamentação também é considerada um fator protetor”, enfatiza.

 

O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

Por fim, é essencial que seja dada a devida importância sobre o autoexame e a prevenção do câncer de mama. Um toque pode mudar tudo, o Cartão Legal apoia essa causa. (Coisas de Agora)