Qual é a função de um scanner automotivo?

Portal G1

 

A injeção eletrônica é um sistema que surgiu para tornar os veículos mais econômicos e menos poluentes. Seu uso faz com que haja um controle mais eficaz do combustível que chega ao motor. Porém, esse sistema não é à prova de falhas. Uma vez ou outra, uma luzinha se acende no painel do carro e indica algum problema no sistema de injeção.

 

Antigamente, um profissional especializado demorava horas ou até dias para detectar o problema. Isso mudou quando chegaram os scanners automotivos. Estas ferramentas fazem o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotivo, facilitando muito o trabalho e o reparo deste sistema.

 

Informações e parâmetros

 

O scanner automotivo é um aparelho que recebe e impulsiona, em tempo real, todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, com a função de detectar eventuais falhas no sistema.

 

O aparelho possui um software específico que estabelece a conexão entre o aparelho e os sistemas de injeção de combustível. Assim, com acesso a informações sobre a situação do sistema do veículo e seu histórico de falhas, o profissional é capaz de saber se os sensores do veículo estão trabalhando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante, além de poder estabelecer uma correção.

 

Todas as informações são exibidas em um visor, onde o profissional que está fazendo uso do aparelho pode coordenar os testes de falha e os testes de atuadores.

 

Existem aparelhos capazes de estabelecer diagnósticos tanto de carros e motos, quanto de vans, pick-ups, caminhões e ônibus. O scanner automotivo pode, ainda, corrigir falhas de leitura, “zerar” o sistema e montar novas estratégias de injeção e avanço de ignição. (Portal G1/Ferramentas Kennedy)