Volvo e Geely criam divisão unificada para desenvolvimento de motores

Portal SMABC/Notícias Automotivas

 

A Volvo deverá focar inteiramente em carros elétricos e híbridos plug-in, mas o desenvolvimento de motores a combustão ficará a cargo de uma nova empresa. Esta companhia está sendo criada junto com a Geely e envolverá todas as marcas que fazem parte do grupo chinês.

 

Essa empresa a ser criada por Volvo e Geely englobará também os propulsores das marcas Proton, Polestar, Lotus, Lynk & Co e LEVC (táxi elétrico londrino) terão seus motores fornecidos por ela. Porém, a ideia não é atender somente a demanda do grupo, mas também servir de fornecedor para outras marcas.

 

Para atender à legislação europeia e de outras regiões, a nova empresa desenvolverá motores a combustão mais eficientes, continuando assim a aposta em propulsores convencionais em meio à eletrificação. Volvo e Geely possuem cerca de 8.000 funcionários envolvidos com a produção de motores e todos eles serão transferidos para a companhia.

 

Na próxima semana, a Volvo inicia sua carreira no mercado de carros elétricos com o XC40. Com a nova divisão, a marca se concentrará na eletrificação, direcionando todos os recursos para isso. Além disso, a transferência de 3.000 funcionários reduzirá os custos da empresa. Mesmo assim, a Volvo está de olho na evolução esperada dos motores a combustão. Atualmente, o principal motor da Volvo é o Drive-E, um propulsor totalmente em alumínio, que concentra a maior parte da produção na versão 2.0, que tem potências de 190 cavalos (T4), 254 cavalos (T5) e 320 cavalos (T6). (Portal SMABC/Notícias Automotivas)