Preço do petróleo opera em queda acima de 1%

Frota & Cia

 

O petróleo perdeu os ganhos verificados mais cedo e opera em queda acima de 1% nesta terça-feira (8). Os preços da commodity ensaiaram uma recuperação em razão de ameaças à oferta geradas pelos protestos no Equador e no Iraque. No entanto, notícias ruins relacionadas à guerra comercial entre Estados Unidos e China voltaram a pesar.

 

Nesta segunda-feira, às vésperas do início da rodada de negociação comercial marcada para quinta-feira, os EUA incluíram oito empresas de tecnologia da China em uma lista negra por supostas violações aos direitos humanos de minorias muçulmanas no país.

 

Nesta terça, um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês sinalizou que a medida deve ser retaliada. Questionado sobre a possibilidade, ele alertou que os jornalistas devem ficar atentos. Além disso, criticou os EUA por tentar interferir em assuntos internos da China.

 

O pessimismo em relação à possibilidade de um entendimento entre EUA e China aumenta os temores sobre o recuo da demanda de petróleo. Isso acontece em função de uma desaceleração econômica global. (Frota & Cia/André Garcia)