Viamão renova frota com 28 ônibus NEOBUS

Diário do Transporte

 

A Empresa de Transporte Coletivo Viamão, operadora de transporte público na Região Metropolitana de Porto Alegre, que atua em linhas entre a cidade de Viamão e a capital do Estado, adquiriu 28 novos veículos NEOBUS, com chassi Mercedes-Benz.

 

Os novos ônibus atenderão o sistema metropolitano de transporte público e o sistema municipal da cidade de Viamão. No âmbito municipal, a frota receberá cinco novos veículos do total de 48 que operam na bacia urbana. Os demais 23 ônibus serão utilizados no sistema gerido pela Metroplan, o qual interliga os municípios de Viamão e Porto Alegre.

 

Ao todo, são 23 unidades do modelo New Mega e cinco unidades do modelo rodoviário Spectrum, que entram em operação neste mês de outubro, segundo a NEOBUS.

 

“A aquisição feita pela Empresa Viamão é importante porque, ao mesmo tempo, demonstra a satisfação da operadora com os produtos NEOBUS e seu foco na contínua renovação de frota. Entre 2017 e 2019, foram adquiridas 83 unidades, proporcionando mais conforto e comodidade aos seus clientes”, disse Douglas Cristiano Pessoa, supervisor de vendas da marca.

 

Os 23 ônibus New Mega têm comprimento total de 13.345 mm, poltronas City Estofada, isolamento especial para estradas não pavimentadas e piso em alumínio revestido com ecoflex.

 

Os cinco Spectrum 325 possuem comprimento total de 13.500 mm e capacidade para 51 passageiros sentados.

 

“Contam com poltronas modelo soft reclináveis, elevador DPM (dispositivo de poltrona móvel) para acessibilidade plena, sistema de ar-condicionado e iluminação em LEDs com luzes indiretas para maior comodidade e sofisticação. Para os operadores, o modelo tem como diferenciais a facilidade de operação e a funcionalidade”, informou a NEOBUS, em nota.

 

A operadora entende que manter um cronograma de renovação é o melhor caminho para ser competitivo e eficiente.

 

“Após o forte impacto da queda de demanda iniciada em 2014, passamos por uma forte reestruturação de processos a fim de reduzir custos, sem que isso pudesse acarretar perda de qualidade para nossos clientes. Manter o cronograma de renovação da frota está entre as nossas principais metas, primando para que a reposição seja feita com veículos capazes de oferecer o conforto e segurança esperada pelas pessoas que se utilizam do transporte público, e que, ao mesmo tempo, possibilitem menor custo operacional, pois temos a responsabilidade de buscar formas de manter a modicidade tarifária”, afirmou, em nota, Leonel David Bortoncello, diretor da Empresa de Transporte Coletivo Viamão. (Diário do Transporte/Jessica Marques)