Frota & Cia
Sem grandes novidades para apresentar na Fenatran, a Volvo decidiu apostar no inusitado. A montadora sueca vai expor em seu estande uma “jóia rara” da marca: o Iron Knight ou Cavaleiro de Ferro em Português, eleito como o caminhão mais rápido do mundo.
Desenvolvido a partir da base mecânica de um Volvo FH, o Iron Knight foi especialmente concebido para bater o recorde mundial de velocidade. E, mais do que isso, atestar a resistência do trem-de-força Volvo, operando em condições extremas.
Melhorias
Para alcançar o máximo de performance, o motor de seis cilindros turbodiesel de 13,0 litros do Iron Knight foi deslocado para a parte central do veículo. E ganhou quatro turbocompressores, três intercolooers e inúmeras melhorias eletrônicas e mecânicas. Além da transmissão I-shift de dupla embreagem e disco de embreagem reforçado, capazes de suportar o elevado torque. A cabine, por sua vez, foi redesenhada para produzir o menor arrasto aerodinâmico e protegida internamente com tubos de aço.
Os pneus do Iron Knight igualmente mereceram um cuidado especial e foram desenvolvidos pela Goodyear. Os dianteiros têm a medida 315/70 R 22.5, a mesma dos modelos que disputam o Campeonato Europeu de Caminhões, enquanto os traseiros são da medida 495/45 R 22.5. A condução do veículo foi entregue ao experiente piloto Boije Ovebrink, recordista de velocidade em 2007 e 2010, ambos com o apoio da Volvo.
Potência de sobra
O resultado desse trabalho de re-engenharia foi um caminhão que produz incríveis2.400 cavalos de potência e 6.000 Nm de torque, quase cinco vezes superior a um veículo de série. Seu peso total é de 4,5 toneladas, o que resultou em uma relação peso/potência de impressionantes 1,84 kg por cavalo.
A prova, supervisionada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) foi realizada no circuito de Västerås, na Suécia, em agosto de 2016 e o resultado foi espantoso. O Iron Knight acelerou de a 1.000 metros em 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 km/h. E de 0 a 500 metros no tempo de 13,673 segundos e 131,646 km/h de velocidade média, que estabeleceram dois novos recordes mundiais. A velocidade máxima do super caminhão, por sua vez, chegou a 276 km/h. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)