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A Scania lançou seu primeiro caminhão autônomo na Europa, o conceito chamado AXL. O modelo foi apresentado para operações de mineração, onde o ambiente é mais bem controlado do que em vias públicas, por exemplo. Com visual futurista, o veículo não possui nenhum compartimento para eventual controle humano.
Repetindo o feito com o conceito de ônibus autônomo NXT, a Scania quer com o AXL ter acesso ao mercado de veículos autônomos que está se desenhando para a próxima década. O veículo roda utiliza câmeras, radares, laser LiDAR e um sistema de GPS de alta precisão para operar em locais como as minas, onde a segurança é uma questão crucial para evitar acidentes fatais.
Com um módulo de alta capacidade de processamento de informação, o Scania AXL utiliza propulsão biodiesel tradicional em vez de elétrica, sendo otimizado para funcionar 100% com esse combustível renovável. De acordo com o fabricante nórdico, que pertence ao grupo Volkswagen, alguns clientes já operam caminhões da marca com condução autônoma, mas são modelos comuns com a tecnologia.
Nesse caso, tais veículos mantêm o posto do motorista inalterado, podendo esse assumir para outras funções. No caso do Scania AXL, essa opção não existe, assim como no concorrente Volvo Vera Concept, que também dispensa o condutor, só que muito mais compacto e para operações rodoviárias.
Depois dos veículos elétricos, a condução autônoma se descortina como a próxima evolução automotiva, embora contestada por muita gente, a tecnologia parece não ter volta, dado o grande investimento feito pelos fabricantes de carros, caminhões e ônibus. Por ora, parte desse futuro sistema sem condutor é usado para auxilia-lo em viagens longas, como o controle de cruzeiro preditivo, já disponível até no Brasil.
No ambiente urbano, os fabricantes de caminhões e ônibus também focam na mobilidade usando tecnologias como o laser LiDAR, usado no Scania AXL e em carros como o Volkswagen ID.3 mais adiante, por exemplo. (Notícias Automotivas/Ricardo de Oliveira)