Jornal do Carro
Depois da enxurrada de SUVs compactos que chegou ao Brasil nos últimos anos, as montadoras começam a investir no segmento de utilitários médios. O principal alvo do grupo, que terá pelo menos três integrantes, é o Jeep Compass, líder de vendas do segmento. Para 2020 estão confirmadas as estreias de Volkswagen Tarek, Ford Territory e Caoa Chery Tiggo 8.
O Tarek será feito na Argentina e deverá ter motor 1.4 TFSI de 150 cv que já equipa modelos como o sedã Jetta e os SUVs Tiguan e T-Cross. O novato será posicionado abaixo do Tiguan e contará com a ajuda do irmão para tentar superar o Jeep em ação conjunta.
Do Tiggo 8, a principal vantagem serão os sete lugares. O SUV da Caoa Chery vai ser feito em Anápolis (GO) e terá motor 1.6 turbo com injeção direta e 200 cv de potência. É grande a possibilidade de o modelo trazer sistema de reconhecimento facial, tecnologia presente apenas em carros bem mais caros. O preço deverá ficará entre R$ 130 mil e R$ 150 mil.
O Territory virá da China provavelmente com motor 2.0 de 178 cv, o mesmo da linha Focus. O Ford estreia no Brasil no primeiro semestre de 2020 tendo o preço, estimado em cerca de R$ 110 mil, como maior vantagem ante o Compass, que parte de cerca de R$ 117 mil.
A Jeep não está de braços cruzados diante da concorrência. A marca prepara várias novidades para o Compass.
Uma das mais esperadas é um motor turbo para substituir o atual 2.0 flexível. Por ora, o turbocompressor só é oferecido no quatro-cilindros a diesel.
O novo propulsor poderá equipar outros modelos feitos pela FCA em Goiana (PE), como o Jeep Renegade e a Fiat Toro. Há rumores também sobre o desenvolvimento de uma versão de sete lugares do Compass.
Compass em números
Lançado em 2016, o Compass logo assumiu a liderança de vendas do segmento. Desde então, vieram os renovados Peugeot 3008, Honda CR-V, Toyota RAV4 e Volkswagen Tiguan, além do Chevrolet Equinox.
Apenas um dos novatos obteve números relevantes de vendas. Trata-se do Tiguan, que mensalmente soma entre mil e 1.300 emplacamentos. É pouco perto do Jeep, cuja média de vendas em 2019 gira em torno das 5 mil unidades por mês.
Mas trata-se de um número considerável para ser somado ao do futuro Tarek. (Jornal do Carro/Rafaela Borges)