Frota & Cia
Depois de incorporar inúmeras novidades tecnológicas e rodar mais de 4 milhões de quilômetros em testes, o novo Actros da Mercedes-Benz se prepara para ser lançado na Fenatran 2019. A novidade foi revelada para toda Imprensa especializada, além de um restrito grupo de transportadores, no Campo de Provas da marca, localizado em Iracemápolis (SP).
Apresentado pela fábrica como o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro o novo Actros reúne muitos avanços em relação à versão anterior. Tais melhorias devem tornar ainda mais acirrada a disputa do mercado de caminhões extrapesados no Brasil, responsável por 51% dos licenciamentos no acumulado de 2019, segundo a Fenabrave.
“Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, assegura Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “A chegada do Novo Actros é uma verdadeira revolução em seu segmento, já que nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”, ressalta.
Oferecido nas configurações 6×2, 6×4 e uma inédita versão 4×2, o novo Actros impressiona à primeira vista. Sua cabina foi inteiramente redesenhada, com mudanças na altura, no espaço interno e na aerodinâmica, entre outras, mais ajustadas ao padrão brasileiro. As melhorias agradaram tanto que essa nova versão também será oferecida na Europa.
No interior, destaque para as duas telas multimídia, instaladas no painel, que reúnem todas as funções de comando do veículo e substituem os instrumentos convencionais. Através de botões acoplados no volante multifuncional ou na tela sensível ao toque (touch screen) o motorista pode acessar o computador de bordo, atender ao celular, controlar o som, o ar condicionado e as luzes da cabina de forma segura e ergonômica. O carregamento do aparelho celular, por sua vez, pode ser feito por indução, se o equipamento oferecer essa comodidade. “Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, observa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada”, explica.
Actros cabine e painel
O trem-de-força também ganhou melhorias, a começar do motor que passa a ser oferecido com duas novas faixas de potência – 450cv e 480cv – além da versão com 510cv que já equipa a linha atual. Até a ignição foi aperfeiçoada e, agora, por ser acionada através de um botão de partida no painel, operado em conjunto com uma nova chave inteligente que identifica o veículo e autoriza o seu acionamento.
O conjunto conta agora com a nova transmissão G291 Powershift 3, totalmente automatizada, que opera em conjunto com o piloto automático preditivo – outra exclusividade do novo Actros. A novidade possibilita a utilização de mapas digitais com a topografia da estrada, que ajudam a monitor a aceleração, a frenagem do veículo e as trocas inteligentes de marcha, beneficiando o consumo de combustível. Para aumentar a robustez, os novos Actros ganharam uma nova suspensão traseira metálica Global TufTrac, mais leve e muito mais resistente. Além do novo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão, oferecido na versão 6×4.
No quesito segurança, o novo Actros reúne o que existe de mais avançado no setor e, o que é mais importante: será oferecido como itens de série em todos os modelos. O pacote de tecnologia de segurança ativa inclui o exclusivo Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5), que identifica e avisa o motorista da presença de veículos, pedestres e objetos estáticos à frente, chegando até a parada final do caminhão, em caso de colisão. Acrescente-se a isso o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidaded (ESP). Além do Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rodagem e faróis e limpadores de para-brisa automáticos.
“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, reforça Philipp Schiemer. “Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.
Os novos extrapesados da Mercedes-Benz também usam e abusam dos recentes desenvolvimentos na área de telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, que ampliam a conectividade do veículo à vasta gama de serviços oferecidos pela marca.
Um bom exemplo é o Mercedes-Benz Uptime, um serviço que reúne ações preditivas que monitoram continuamente o veículo. A novidade gerencia de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e reporta qualquer necessidade de forma automática, reduzindo as paradas não programadas e os custos de manutenção.
Uma outra solução, exclusiva da marca, é o sistema Habbl (lê-se Hábil); uma plataforma digital que oferece informações e soluções relativas aos processos de logística e transporte. Como o aperfeiçoamento dos fluxos de trânsito, o controle de tarefas de coleta e entrega, planejamento de rotas, rastreamento da frota e por aí afora.
A conectividade também dará suporte ao um serviço batizado de Total Mobility, que chega junto com o novo Actros, a partir de 2020. Trata-se de um consultor externo, para auxiliar o transportador na gestão mais eficiente da manutenção de frotas.
Junto com o Novo Actros, a Mercedes-Benz também irá lançar aplicativos voltados para o dia a dia do motorista, que auxiliam na sua rotina de forma prática e interativa. É o caso do App Liga nas Estradas que dá dicas de condução econômica e melhora sua forma de dirigir e o App Jornada do Motorista, que faz a gestão da rotina do condutor. Além do App Vehicle Lens que ajuda no processo de check list do veículo e, também, o App Mercedes Club, uma plataforma de relacionamento com os clientes da marca.
A cereja do bolo, contudo, associada aos novos Actros, é a redução dos custos operacionais, em especial o consumo de combustível, em consequência das melhorias incorporadas aos extrapesados Mercedes-Benz e prometida pela fábrica através de seu vice-presidente. “Com base na eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível, em relação aos modelos atuais. Junto com uma economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Outro ganho é redução de 50% nas paradas programadas para manutenção; benefícios que vão proporcionar muito mais produtividade e rentabilidade ao cliente”, finaliza Roberto Leoncini. (Frota & Cia/André Silva)