Toyota investirá R$ 1 bilhão em SP para expandir fábrica e produzir novo carro

Portal Veja

 

A empresa japonesa Toyota anunciou nesta quinta-feira na cidade de mesmo nome, na província de Aichi, um investimento de 1 bilhão de reais na fábrica da montadora em Sorocaba, no interior de São Paulo. O CEO da multinacional na América Latina, Masahiro Inoue, afirmou que novas 300 vagas de trabalho serão criadas e que um novo modelo de carro será fabricado no país.

 

O anúncio da diretoria da Toyota foi feito junto com o governador de Sāo Paulo, Joāo Doria, que está em viagem no Japão desde segunda-feira. “Os empregos serāo criados ao longo de 2019 e 2020. É um investimento de curto prazo”, disse o tucano, que estimou ainda a criação de 3.000 vagas indiretas.

 

Os executivos da Toyota nāo quiseram dar detalhes sobre o novo modelo de carro que será fabricado no Brasil, mas nos bastidores há a expectativa de que seja um SUV compacto, modelo que a empresa ainda nāo tem em seu portfólio e que está em alta no mercado brasileiro.

 

Como diferencial, o novo automóvel deve vir também no modelo híbrido flex, que é movido a energia elétrica, gasolina e etanol. A empresa japonesa desenvolveu essa tecnologia – a única no mundo envolvendo o combustível extraído da cana – especificamente para o mercado brasileiro. O primeiro modelo em que ela foi empregada foi no Corolla, que começou a ser comercializado no início de setembro.

 

No anúncio, estava presente o empresário Marcelo Ometto, presidente do Conselho da Uniāo da Indústria de Cana de Açúcar (Única), que tem acompanhado o governador em viagens internacionais para prospectar o negócio do etanol no exterior.

 

O anúncio vem num contexto de notícias negativas para o setor automotivo em Sāo Paulo. Em fevereiro, a Ford anunciou que iria fechar a fábrica de Sāo Bernardo. Dois meses antes, a General Motors ameaçou encerrar duas fábricas em Sāo Caetano do Sul e Sāo José dos Campos, mas reviu a decisão em março.

 

O governador tem apostado na recuperação da indústria automobilística para diminuir o desemprego no Estado. Em março, Doria lançou um pacote de incentivos fiscais para o segmento. Chamado de IncentivAuto, o programa concede descontos progressivos de até 25% na alíquota do Imposto de Circulaçāo de Ben’s e Serviços (ICMS) para as montadoras que investirem a partir de 1 bilhāo de reais e criarem 400 empregos. Com 100 vagas a menos do que o previsto no programa, o aporte da Toyota nāo se enquadra no benefício.

 

O presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, destacou que o país se tornou nos últimos dois anos o oitavo maior mercado da marca no mundo – os primeiros ainda sāo Estados Unidos, Japāo e China. (Portal Veja/Eduardo Gonçalves)