Frota & Cia
De acordo com a Pesquisa Mensal de Comercio, do IBGE, as vendas no varejo subiram 1,0% em julho ante junho. O desempenho surpreendeu os analistas que previam um crescimento na casa de 0,1%. Em relação a julho de 2018, as vendas cresceram 4,3% mostrando avanço em seis das oito atividades do varejo.
A Pesquisa revelou que neste mês sete das oito atividades registraram crescimento. Dentre elas, os destaques foram artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%), móveis e eletrodomésticos (1,6%) e supermercados (1,3%).
Segundo o economista, Fabio Bentes, o varejo precisaria crescer pelo menos mais dois meses seguidos para mudar as projeções do PIB. Ainda de acordo com Bentes, existem fatores que podem contribuir para um segundo semestre otimista. No entanto, o cenário externo pode ser um obstáculo.
“O cenário para a segunda metade do ano é positivo para o varejo, por três motivos: a inflação está baixa, o que melhora o poder de compra. A taxa básica de juros a 5% ao ano é muito plausível. Além disso, teremos a liberação do FGTS e PIS/Pasep incentivando o consumo”, concluiu. (Frota & Cia/André Silva)