Primeiro caminhão a biometano é a aposta da Scania na Fenatran

Frota & Cia

 

A Scania revelou na última sexta-feira (6), algumas das novidades que irá mostrar na Fenatran 2019. A feira acontece no período de 14 a 18 de outubro, no Expo Center em São Paulo (SP). Entre os destaques figuram o primeiro caminhão movido a biometano em operação no Brasil. Além disso, a montadora fará o lançamento do Programa de Manutenção Premium Flexível, que inclui as manutenções corretivas.

 

O caminhão movido a biometano é fruto de uma parceria entre a montadora e a ZEG, empresa dedicada à geração de energia renovável. A iniciativa é a aposta da marca para um transporte sustentável, em substituição aos combustíveis fósseis. O veículo, um Scania G 410 XT 6×4, vai operar em uma das usinas do Grupo São Martinho.

 

Além disso, a Scania também aposta na versão a gás natural (GNV). Para tanto, a empresa está testando um modelo R 410 da empresa Morada Logística, na rota entre Matão e o Porto de Santos, levando suco de laranja para exportação. Segundo o fabricante, o caminhão a biometano promete uma redução de até 90% na emissão de gases do efeito estufa. Já a versão a GNV comprovou uma diminuição de 15% no custo km rodado, em comparação ao diesel.

 

Pacote de serviços e TMA

 

Depois de apresentar na Fenatran 2017 o pacote de manutenção flexível, a Scania mostra agora a versão premium do programa. A novidade passa a contemplar as manutenções preventivas e corretivas de forma individualizada e personalizada. No entanto, é válida exclusivamente para caminhões novos. De acordo com Fábio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil, o pacote premium irá reduzir ainda mais os gastos com o veículo. “A oferta do Premium Flexível pode contribuir para a redução em até 25% do custo total de manutenção”, garante o executivo.

 

Já o sistema TMA Scania possibilita a personalização do produto, combinado com a oferta de serviços e as soluções financeiras da marca. “O TMA permite moldar a solução ideal de acordo com o perfil de cada cliente, para garantir os melhores índices de produtividade e economia de combustível, que resultam no aumento da rentabilidade do transportador”, assegura Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania. (Frota & Cia/André Silva)